Quando falamos de português-inglês, o bilinguismo no Brasil ainda não é uma realidade absoluta e é preciso entender o que de fato isso significa para garantir a melhor educação para nossas crianças.
Ser bilíngue significa ser capaz de se expressar em dois idiomas, independentemente do contexto ou ambiente. Ou seja, a pessoa é fluente nos dois idiomas e os domina com maestria – isso já existe no país, mas não é tão frequente com a língua inglesa.
Apesar do inglês ser oferecido ainda no ensino fundamental, a porcentagem de pessoas que saem da escola com algum conhecimento sólido no idioma é bastante baixa. A lógica é bastante simples. Há cada vez mais escolas de idiomas se propondo a realizar um trabalho que as instituições de ensino público e privado, muitas vezes, não são capazes de realizar.
Contudo, a falta de imersão cultural e vários outros fatores podem comprometer o aprendizado e impedir que a criança, adolescente ou adulto se torne de fato bilíngue. É preciso ir além e oferecer mais que algumas horas de aula por semana.
O ensino bilíngue precisa acontecer de forma intensa, imersiva e adaptativa. Os alunos devem se sentir suficientemente conectados com a língua e cultura do país cujo idioma desejam aprender.
É trabalho dos educadores criar um ambiente propício a esse tipo de ensino, algo que não está presente em qualquer escola do Brasil. Não é uma exclusividade da Tots & Teens, inclusive, mas cá entre nós: fazemos esse trabalho com maestria.
Podemos afirmar isso por conta de irmos além do ensino bilíngue. Somos uma escola internacional, onde valorizamos o intercâmbio cultural desde a educação na infância, além da compreensão do papel social e a absorção do saber como muito mais do que conteúdo; é bagagem para a vida toda.
É fácil falar que ensinar inglês tornará alguém bilíngue. Mas, como um aluno de inglês reagiria se tivesse que resolver uma operação matemática em inglês?
Veja, a matemática é universal, mas os termos não. E se tivesse que entender sobre história e ciência?
É aí que a internacionalização do ensino entra. Nossos educadores, turmas bastante individualizadas e experiências de desenvolvimento aprimoram as capacidades cognitivas e de comunicação dos nossos alunos.
O bilinguismo é algo natural para crianças que são expostas a duas línguas na mesma intensidade. Quando os pequenos vão crescendo em exposição a um novo idioma, em paralelo à língua materna, se tornam capazes de absorver melhor o conteúdo e adaptar os aprendizados para as situações do dia a dia.
Contudo, não significa que o aluno que frequenta uma escola de inglês será bilíngue algum dia, ou que a pessoa que apresenta um bom domínio do idioma, diante da sua exposição na escola é, de fato, bilíngue.
É preciso ter cuidado com a forma como se classifica o bilinguismo. Dizer ser bilíngue ou permitir que seus filhos acreditem que são bilíngues quando não são, é perigoso para o próprio aprendizado.
Alguém que acredita ser bilíngue dificilmente terá o mesmo nível de interesse em se aprimorar e reciclar conhecimentos, se comparado com um aluno que está ciente que precisa melhorar cada vez mais. Afinal, o bilinguismo é uma meta a ser alcançada por qualquer um que deseja falar inglês.
Está errado? Não. Contudo, não basta ser bilíngue. É preciso vivenciar o idioma e se manter imerso nele por toda a vida. Ninguém esquece como se fala uma língua que aprendeu, mas certamente enferruja.
Pegue seu próprio idioma como exemplo. Você utiliza todas as formas verbais da maneira correta? Sabe a pontuação de cabeça?
Dá para ir além: você entende o porquê de haver tantos porquês na língua portuguesa?
Toda língua tem seus aspectos mais complicados. E se não praticamos, acabamos por esquecê-los. Dificilmente alguém que não se dedica a entender a diferença entre por que, porque, porquê e por quê irá lembrar disso, ainda que leia a respeito algumas vezes.
O mesmo vale para as formas verbais, os falsos cognatos e todas as outras “pegadinhas” do inglês. Isso é natural para quem cresce aprendendo o idioma, mas para nós é algo novo. É inevitável que o brasileiro compare um novo idioma àquele que aprendeu a falar desde pequeno. Daí vem mais um ponto sobre a importância de aprender desde pequeno: a naturalidade.
Ainda que mesmo os norte-americanos, especialmente os estadunidenses, não se preocupem tanto em utilizar o tempo todo as formas verbais corretamente e regras que aprendemos na escola, nossos alunos precisam conhecê-las e saber utilizá-las na medida do possível e necessário.
O bilinguismo no Brasil é definido pelo seu domínio sobre os dois idiomas que você fala. Falar um idioma não significa saber os pormenores, os nomes das regras e tudo mais o tempo todo. Basta conseguir captar qualquer mensagem e transmitir o que você deseja dizer sem dificuldades. Se você transmite uma fala e a outra pessoa entende, sua comunicação já é digna de reconhecimento.
Mas, o que muitos que se dizem bilíngues não imaginam é que, dependendo do contexto em que se encontrarem, terão dificuldades para aplicar seus conhecimentos e se expressar como desejam.
Quando você não é capaz de se expressar como quer, precisa rever suas habilidades de comunicação, seja no idioma novo ou na língua materna.
Tampouco incomum. Existem vários países pelo mundo que têm mais de uma língua oficial. Países do continente africano possuem até o português como idioma, devido ao histórico de colonização. Na Indonésia, há mais de 700 línguas. O próprio Brasil possui uma gama de vários idiomas e variações da própria língua.
Não podemos esquecer que algumas tribos possuem seu próprio idioma e que esses povos indígenas podem dominar o português muito bem.
Ser bilíngue não é uma novidade. É algo necessário para a adaptação e crescimento. O fato de nascer em um país não significa que a pessoa deverá permanecer lá por toda a vida. É um direito dela buscar novas oportunidades, expandir seus horizontes e conhecer o planeta que chama de lar.
Ser bilíngue, trilíngue ou poliglota são apenas os primeiros passos para isso acontecer de forma fluida.
Na Tots & Teens, desenvolvemos nossos alunos para que eles possam realizar seus sonhos e alcançar seus objetivos. Mais que isso, desde pequenos, os ajudamos a compreender seu papel, seus direitos e deveres. A história de seu país, as diferenças culturais mundo afora, o respeito, o carinho e a amizade.
Acreditamos que cada experiência colabora para uma bagagem cultural mais rica e benéfica para o presente e futuro das nossas crianças e adolescentes.
Somos uma escola internacional para crianças e jovens em São Paulo. Entre nossas especialidades estão a Educação Infantil Internacional e o Ensino Fundamental 1 Bilíngue, com tudo que seus filhos precisam para se desenvolverem, tal como aconteceria em uma escola regular, porém, com a adição da imersão em inglês. Nosso corpo docente é composto por profissionais altamente qualificados e prontos para auxiliar crianças e adolescentes em cada etapa do aprendizado, além de necessidades sociais.
Entre em contato conosco e comece já a preparar o futuro do seu filho com métodos internacionalmente consagrados.
Visite nossa escola e surpreenda-se. Na Tots & Teens o resultado começa no primeiro dia de aula.
Um forte abraço, muito sucesso e até logo!