Você já se perguntou sobre o que é bilinguismo?

Hoje, cada vez mais pessoas se dizem bilíngues ao aprenderem a conjugar o verbo to be, principalmente quando se trata de viajar para fora ou conseguir um emprego novo.

Mas, ser bilíngue vai muito além de conhecer uma segunda língua! É verdade, aprender um novo idioma é uma experiência incrível, mas é preciso conhecer outros aspectos da cultura estrangeira para se declarar verdadeiramente bilíngue.

O bilinguismo une culturas, idiomas e valores

O aprendizado de um novo idioma pode – e deve – trazer uma enorme bagagem de conhecimentos culturais, sociais e até mesmo históricos sobre o país estrangeiro.

Aprender inglês, por exemplo, significa estar imerso numa jornada de novos conhecimentos que passa por todas as esferas de entretenimento, literatura, cultura e sociedade do país em questão. Normalmente, são usados Os Estados Unidos e a Inglaterra como os exemplos mais fortes.

Contudo, existem vários outros países que têm o inglês como primeira língua e muitos outros mais que a tem como segundo idioma!  E cada um desses países possui sua própria riqueza cultural, seus aspectos sociais, financeiros e históricos, que os tornam únicos.

Aprender a explorar os benefícios dessa pluralidade internacional e conhecer a diversidade significa abrir a mente para novos universos, com infinitas possibilidades.Quando falamos sobre o que é bilinguismo, não se trata apenas de falar inglês, mas de conhecer a fundo outras culturas e carregar consigo histórias, jornadas, sonhos e conquistas. Não é sobre colocar a própria cultura e idioma de lado, mas sim expandir os horizontes e compreender que o mundo é bem maior do que aparenta em nossas casas.

Comece incentivando seus filhos a conhecerem um novo, grande mundo

Na infância é muito mais fácil acreditar nesse ponto de vista e sentir-se favorável a receber novos conhecimentos tão interessantes. Afinal, para uma criança, cada aprendizado é uma realização, um passo rumo à conquista do mundo!

E é durante esse período que o bilinguismo deve se tornar uma realidade. Não se trata de adquirir a tão desejada fluência nos primeiros anos de vida. Mas de compreender, já no começo, que existe um infinito de possibilidades esperando para serem exploradas. É sobre entender que não existem limites para o aprendizado e que ser bilíngue é o primeiro passo de uma jornada rumo à realização de sonhos.

E é a partir dessa premissa que os pais precisam incentivar seus filhos a serem bilíngues através do inglês infantil. O bilinguismo não é apenas uma questão de trabalho. Não se trata de simplesmente conseguir o emprego que mais paga no planeta, de morar em outro país… Se trata de eliminar fronteiras e obstáculos e conquistar objetivos!

Busque uma escola bilíngue internacional para promover o máximo de imersão

Ser bilíngue é algo que depende muito da educação e não apenas da força de vontade. Estar em um ambiente que promove imersão, que valoriza o desenvolvimento individual e coletivo e com pessoas que se dedicam a ensinar com experiência, atenção e método faz a diferença.

Por isso, não opte por escolas de idiomas com baixa carga horária e métodos extensivos que não parecem levar a lugar algum. Busque uma escola internacional, que utiliza métodos mundialmente reconhecidos e coloca seus filhos para aprenderem da mesma forma que aprenderiam em outro país. Essa metodologia promove uma melhor adaptação aos sistemas de ensino estrangeiros e despertam o desejo de aprender cada vez mais, pois trazem constantes novidades e desafios.
A Tots & Teens é uma escola internacional infantil em São Paulo. Entre nossas especialidades estão a Educação Infantil Internacional e o Ensino Fundamental 1 Bilíngue, com tudo que seus filhos precisam para se desenvolverem, tal como aconteceria em uma escola regular, porém, com a adição da imersão em inglês. Nosso corpo docente é composto por profissionais altamente qualificados e prontos para auxiliar crianças em cada etapa do aprendizado.

Entre em contato conosco e comece já a preparar o futuro do seu filho com métodos internacionalmente consagrados para ensinar crianças e adolescentes.

Visite nossa escola e surpreenda-se. Na Tots & Teens o resultado começa no primeiro dia de aula. 

Um forte abraço, muito sucesso e até logo!




Cristina Müller

Cristina Müller

Diretora da Escola Tots & Teens, pedagoga por profissão e educadora por opção. Psicopedagoga e gestora escolar aficionada pela educação bilíngue, atualmente busca ajuda na neurociência para desvendar os mistérios de como o cérebro aprende.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram