A cognição está presente desde os nossos primeiros anos. É o desenvolvimento cognitivo infantil o responsável por garantir que possamos conhecer coisas, aprender novos elementos, armazenar o conhecimento e aplicá-lo de forma prática.
Mas, como ele se dá e o que podemos fazer para estimular o processo?
Ele começa cedo. A criança vai aprendendo de diferentes maneiras, especialmente brincando. Cada experiência conta e gera um conhecimento muito útil para o futuro.
Veja, uma criança não sabe o que são os objetos. Ela não nasce sabendo o que é uma cadeira, o que é um brinquedo, um livro e assim por diante. É através da convivência com os pais e muita brincadeira que os pequenos começam a entender o que é e qual o uso de certas coisas. No começo, tudo é um brinquedo em potencial. Mas, com o passar do tempo, diferentes referências e muita paciência, os pequenos se desenvolvem.
O desenvolvimento cognitivo está atrelado às capacidades linguísticas, motoras e mentais como um todo. São tantas coisas novas a serem aprendidas, que o cérebro das crianças é mais ativo que o de adultos, formando milhões de ligações que possibilitam aprender tanto em tão pouco tempo.
Em uma época tão conturbada, é importante buscar formas de estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças. O contato com o mundo exterior foi drasticamente reduzido por conta da pandemia. Assim, é preciso trabalhar brincadeiras educativas e se reinventar cada vez mais.
Quem tem muito espaço em casa (e um pouquinho de tempo) pode investir na criação de soluções artísticas e criativas. É possível construir espaços coloridos com cartolina, EVA e outros materiais, desenvolver jogos para brincar com os filhos, entre muitas outras possibilidades.
É preciso encorajar a criança a brincar. Ceder o espaço e participar desse processo de forma ativa, especialmente para quem tem um único filho. Ficar longe dos coleguinhas e amigos é difícil, e toda ajuda é bem-vinda.
Uma criança que cresce brincando e aprendendo, sempre com respaldo dos pais, se torna mais consciente do ambiente que vive, das suas possibilidades, deveres e direitos.
As brincadeiras funcionam como simulações de situações cotidianas, mesmo que os adultos sejam incapazes de perceber isso. Tudo vale como aprendizado!
Dessa forma, a extensão das atividades divertidas deve acontecer em todos os ambientes que a criança frequenta. Desde ler as placas na rua até desenvolver suas capacidades na escola. O desenvolvimento cognitivo infantil é constante e cíclico.
Gostou? Aproveite e confira 5 brincadeiras educativas para aproveitar com os filhos durante a pandemia!
Aqui, somos mais que transmissores de conteúdo. Entendemos nossos papéis como pilares na educação e na formação dos alunos como pessoas, explorando suas diferenças e similaridades.
Desenvolvemos nossos alunos para que eles possam realizar seus sonhos e alcançar seus objetivos. Mais que isso, desde pequenos, os ajudamos a compreender seu papel, seus direitos e deveres. A história do seu país, as diferenças culturais mundo afora, o respeito, o carinho e a amizade, pilares da socialização na educação infantil.
Acreditamos que cada experiência colabora para uma bagagem e intercâmbio cultural mais rico e benéfico para o presente e futuro das nossas crianças e adolescentes.
Somos uma escola internacional para crianças e jovens em São Paulo. Entre nossas especialidades estão a Educação Infantil Internacional e o Ensino Fundamental 1 Bilíngue, com tudo que seus filhos precisam para se desenvolverem, tal como aconteceria em uma escola regular, porém, com a adição da imersão em inglês. Nosso corpo docente é composto por profissionais altamente qualificados e prontos para auxiliar crianças e adolescentes em cada etapa do aprendizado, além de necessidades sociais.
Entre em contato conosco e comece já a preparar o futuro do seu filho com métodos internacionalmente consagrados.
Visite nossa escola e surpreenda-se. Na Tots & Teens o resultado começa no primeiro dia de aula.