O biculturalismo e a valorização de características individuais e coletivas são alguns dos pontos mais importantes de nossa escola, e estão presentes em todas as aulas.
Não é à toa que utilizamos esse conceito durante cada uma das aulas ministradas aqui na Tots & Teens. Afinal, receber alunos de diversas nacionalidades e com diversos idiomas, requer adaptação e inclusão.
O biculturalismo, ou a educação bicultural, promove uma mescla entre os conhecimentos de ambas culturas envolvidas, o que permite que a criança ou adolescente tenha seus horizontes expandidos de maneira considerável, percebendo novas possibilidades e aprendendo de maneira diferenciada.
Um aluno que aprende em um ambiente monocultural está fadado a ter suas percepções e aprendizados limitados pela própria cultura. Os reflexos disso não chegam, necessariamente, nas primeiras idades, mas sim na vida adulta. Faz com que o aluno tenda a ser menos receptivo a compreender a pluralidade cultural do mundo, o que pode gerar pré-conceitos e uma má compreensão do seu papel social.
O biculturalismo na escola é fundamental para o desenvolvimento da criança de forma adaptável e inclusiva.
E por falar em papel social, as capacidades de cognição social são altamente exploradas em um ambiente bicultural. Isso porque os alunos acabam interagindo muito mais, reconhecendo diferenças, aprendendo a respeitá-las, além de encontrar semelhanças.
Além das questões sociais, o biculturalismo na escola ajuda a desenvolver melhor as capacidades linguísticas da criança. Aprender um novo idioma não é uma tarefa simples e quando o aluno tem acesso a um ensino bilíngue em uma escola internacional, precisa estar munido de referências culturais e de ambiente para desenvolver seus conhecimentos.
Essa é, inclusive, uma das causas para que muitos alunos que não têm acesso a esse nível de imersão, não consigam absorver e aprender um novo idioma em cursos cuja carga horária é pequena.
Ao contrário do que alguns pais e alunos imaginam, o aprendizado de um novo idioma não se trata de “apenas” aprender novas palavras e incluir seu uso no dia-a-dia. É também uma questão de compreender a cultura e se adaptar a ela, se tornar parte dela e deixar que ela se torne parte da própria vida. Daí o nome biculturalismo.
Um aluno bicultural está imerso em duas culturas simultâneas. Ele pode, ainda, se desvincular temporariamente de uma cultura para se dedicar exclusivamente a outra, quando julgar necessário, sem que isso comprometa sua compreensão de palavras ou cause algum tipo de esquecimento. Na verdade, é algo que varia de acordo com o ambiente e a necessidade. Quando o ambiente é bicultural, por exemplo, essa necessidade não existe, fazendo com que ambas culturas e idiomas possam ser usados de forma intercalada ou simultânea, a depender da ocasião e do que o professor instrui.
As culturas se misturam o tempo todo em sala de aula. O professor pode falar sobre uma loja, um ambiente, uma data festiva ou qualquer elemento cultural de um país estrangeiro e realizar comparações com o que temos em nosso próprio país. O segredo está em incentivar os alunos a compartilharem esses conhecimentos e experiências, discutirem semelhanças e diferenças.
Quando há interação e vivência em mais de uma cultura, podemos dizer que se trata de uma situação bicultural. Alunos que vêm de outros países acabam passando por esse processo de forma obrigatória, pois, ainda que o ensino local se aproxime ao máximo do que a criança teria em seu país de origem, estaria em contato com elementos locais. O mesmo vale para um aluno brasileiro que realiza um intercâmbio no Canadá, por exemplo.
E isso é fantástico. É uma experiência única.
Como interagir com alguém que possui uma cultura completamente diferente da sua?
Seja no trabalho, na escola ou em casa, é preciso estar preparado para conhecer pessoas com valores e ideias diferentes. Esses conceitos variam bastante de acordo com a cultura e a origem de alguém. Um aluno que passa por um processo de aprendizagem bicultural está pronto para interagir com pessoas de diferentes culturas, mesmo que ele nunca tenha tido contato com elas.
Ele sabe como agir e interagir com essa pessoa e se o outro também tiver passado por um processo de ensino bicultural, as chances de terem conversas mais profundas, amigáveis e até obter melhores resultados no trabalho ou na escola são muito maiores. Eles encontrarão um ponto de equilíbrio entre as culturas e respeitarão as diferenças.
A nossa escola é inclusiva, com anos de experiência no atendimento de alunos com necessidades especiais, proporcionando o acompanhamento adaptado e individualizado que permite o desenvolvimento das potencialidades de todas as crianças.
Somos uma escola internacional para crianças e jovens em São Paulo. Entre nossas especialidades estão a Educação Infantil Internacional e o Ensino Fundamental 1 Bilíngue, com tudo que seus filhos precisam para se desenvolverem, tal como aconteceria em uma escola regular, porém, com a adição da imersão em inglês. Nosso corpo docente é composto por profissionais altamente qualificados e prontos para auxiliar crianças e adolescentes em cada etapa do aprendizado, além de necessidades sociais.
Entre em contato conosco e comece já a preparar o futuro do seu filho com métodos internacionalmente consagrados.
Visite nossa escola e surpreenda-se. Na Tots & Teens o resultado começa no primeiro dia de aula.
Um forte abraço, muito sucesso e até logo!