Várias escolas de idiomas ensinam para crianças, mas quantas realmente sabem como treinar conversação em inglês com crianças?
No último post, eu citei a importância de ser bilíngue. Leia e imagine o futuro que você quer para o seu filho ao entender que as possibilidades para quem fala mais de um idioma são infinitas!
Ensinar crianças é algo fenomenal. Ter a oportunidade de participar do desenvolvimento linguístico de alguém na sua fase mais importante, e aberta a receber conteúdos, é simplesmente mágico!
Mas, a grande questão é: como criar o interesse em uma criança para aprender uma língua nova?
A resposta está em um curso de inglês para crianças? Sim, mas é preciso muito mais que isso para garantir um aprendizado saudável, divertido e com bons resultados e parte disso acontece em casa.
O mundo infantil é mais colorido, mais lúdico, maior que o nosso e muito mais desafiador. Mas, ao mesmo tempo, os pequenos enxergam oportunidades onde nós somos incapazes de perceber.
Curioso, né? O processo de aquisição de Inglês para uma criança falante de português pode acontecer tão rápido ou até de forma mais veloz do que a aprendizagem do primeiro idioma.
Há quem ainda diga que não é uma boa ideia ensinar um idioma novo a uma criança que está em fase de alfabetização, mas a verdade é que as duas coisas podem, sim, se complementar e tornar o ensino muito mais fácil, tanto para quem está lecionando o português quanto para quem dá as aulas de inglês.
Treinar conversação em inglês com crianças aguça o desejo de aprender de uma forma que o português não consegue, talvez por ser a língua materna, é algo muito mais necessário do que lúdico. Com o passar do tempo, a criança vai descobrindo novas oportunidades de utilizar o que aprendeu para conseguir o que deseja e isso a incentiva a ir cada vez mais longe.
Treinar conversação com uma criança não requer, necessariamente, que ela conheça formas verbais, adjetivos, substantivos ou mesmo saiba o que essas palavras difíceis significam. É uma fase onde o pequeno associa sonoridades a nomes e imagens, então, vale a pena se aproveitar disso.
Por exemplo, a clássica brincadeira “O Mestre Mandou” pode ser substituída por Simon Says.
O começo será difícil, mas bastante divertido. A criança precisará entender que você é o mestre (Simon) e que toda vez que você der uma ordem, ela deve executá-la.
Então, nesse momento, vale a pena dar dicas e sempre lembrar a criança do que a palavra em inglês significa.
Um exemplo:
Sit é sentar e Get up é levantar.
Utilizamos o contexto da brincadeira e faríamos os movimentos de sentar e levantar junto às expressões “sit down” e “stand up” e a criança, aos poucos, compreenderá o significado dessas expressões, a partir da ação que está presenciando e realizando.
Brincadeiras como Simon Says, Hide n’ Seek (esconde-esconde), Tag (o pega-pega) podem ser facilmente levadas para o inglês e proporcionam momentos lúdicos de aprendizagem. Isso, quando utilizado em paralelo a um curso de inglês infantil, renderá resultados brilhantes.
Videogames também podem incentivar a criança a aprender a falar algumas palavras, mas se você não ensinar o que cada uma delas significa, os pequenos apenas repetirão o que escutam, sem entender o contexto ou o porquê de estarem falando aquilo. Por isso, no caso dos games, a atenção é redobrada.
Não basta que a criança aprenda a falar inglês na escola sozinha. É como se você tirasse a sua habilitação, mas não tivesse um carro para dirigir, como se fosse à academia, mas continuasse com uma dieta extremamente gordurosa e prejudicial à sua saúde.
A criança precisa de apoio, de um ambiente imersivo, onde alguém possa conversar com ela e ajudá-la a utilizar o que ela aprendeu, principalmente nas idades mais baixas. Com o tempo, a criança vai crescendo e criando situações em que pode usar o novo idioma.
Em outras palavras, o ideal é que pais e filhos estejam imersos na cultura estrangeira e possam até mesmo aprender juntos e descobrir o quão maravilhoso é o mundo bilíngue!
A criança falará palavras erradas e vale a pena corrigir, mas não faça isso de imediato! Espere que o pequeno termine a frase e depois a repita, corretamente, sem salientar o erro específico cometido.
Promova a integração entre seu filho e os colegas de classe. Crianças que aprendem juntas chegam mais longe! Os pequenos sempre criarão afinidade com algum coleguinha, e isso pode ser bastante proveitoso, se as crianças puderem se encontrar, brincar e praticar o que aprenderam na escola.
Na Tots & Teens essa prática é uma realidade. Por conta das nacionalidades variadas dos alunos, acaba se tornando muito natural se expressar em um idioma comum, nesse caso o inglês, para ser entendido e facilitar a comunicação e interação entre todos.
Além disso, essa é uma ótima oportunidade para usar a dica das brincadeiras Simon Says, Hide n’ Seek e Tag.
Uma atividade bastante comum nas escolas internacionais e que também exercitamos na Tots & Teens é a de simular situações onde as crianças têm profissões importantes, como um policial, um médico, um motorista, etc. Use a imaginação e incentive o diálogo e a exploração de possibilidades!
Agora você tem dicas valiosas para treinar conversação em inglês com crianças. Participe do processo de aprendizagem do seu filho e incentive-o sempre!
Somos a Tots & Teens, uma escola que se importa com a formação global do seu filho, dos 03 aos 16 anos.
Através da dinâmica das nossas aulas, criamos um ambiente onde é espontâneo conversar e interagir em inglês e isso tira a inibição dos alunos, que muitas vezes não querem se expor em outro idioma. Como temos várias nacionalidades, a língua em comum de todos é o inglês, diferentemente de uma escola de idiomas com alunos que passam pouco tempo em aula e convivem em uma sala de falantes de português. Nesse caso, às vezes é difícil “mudar a chave” do cérebro para comunicar-se somente na língua estrangeira.
Entre em contato conosco e comece já a preparar o seu filho para o futuro.