Você já ouviu falar de soft skills? Esse termo está muito associado ao desenvolvimento dentro das empresas, mas raramente é utilizado quando falamos de crianças e adolescentes em sala de aula, ou mesmo fora dela.
É fundamental compreender o que são soft skills e como elas devem ser aplicadas desde a infância.
Quando falamos de educação, todo o processo vai muito além da sala de aula e quem acompanha o blog da Tots & Teens já deve saber disso. Afinal, nossos conteúdos são diversos e abordam todas as perspectivas da educação. Buscamos proporcionar experiências que vão muito além do currículo, aprimorando outras capacidades dos alunos, justamente as soft skills.
São ferramentas determinantes para que a criança tenha um desenvolvimento socioemocional e fazem total diferença na vida pessoal e profissional dos alunos no futuro. Estamos falando de comportamentos e atitudes não cognitivas, que fundamentam a forma como o aluno age, especialmente diante de terceiros.
Podemos listar como soft skills:
Essas Soft Skills podem parecer talentos natos para alguns, mas estão disponíveis para todos e podem ser desenvolvidas mediante a orientação certa. Desenvolvê-las facilita as relações e permite uma abordagem mais racional para as mais diversas situações, podendo colaborar a sua própria maneira.
Dessa forma, o estudante deverá ser capaz de analisar as situações e perceber o que falta para, então, exercer suas capacidades de liderança, de comunicação ou criatividade, por exemplo. A ideia por trás do desenvolvimento das Soft Skills é se adaptar e se encaixar, manter a racionalidade e obter os resultados desejados, sempre demandando a participação de todos os colegas, demonstrando a importância do todo, mas sem desperdiçar o talento individual.
O desenvolvimento das Soft Skills depende tanto da criatividade quanto da diversidade. Como temos alunos que vêm de vários países, as culturas se misturam. Dessa forma, temos abordagens diferentes, de acordo com a origem e as experiências de cada um.
Tudo isso se interliga de forma muito bonita de se ver. Não existem diferenças negativas para os alunos. Eles não enxergam divergências, porém a individualidade existe e é valorizada. Aqui, ensinamos que cada um é único a sua própria maneira, mas o objetivo primário é sempre aprender, colaborar. Fazer cada vez mais!
Assim, as capacidades e talentos de cada aluno somam em algo muito maior, que reflete na qualidade final dos trabalhos desenvolvidos. Para que isso aconteça, garantindo o intercâmbio cultural e a valorização do conhecimento de cada um, é preciso incentivar o desenvolvimento de habilidades sociais.
Dessa forma, nossa equipe pedagógica sugere que o exemplo comece em casa. Os adultos responsáveis são referências para as crianças e é no lar que as primeiras habilidades sociais são trabalhadas. É daí que precisa vir o exemplo, ensinando as crianças a se portarem diante de outras pessoas e situações.
As crianças precisam, ainda, ser convidadas a interagir com outras pessoas, vivenciando momentos com outras crianças. Assim, vale a pena proporcionar oportunidades de ir a festas, clubes recreativos e outros lugares similares.
Incentivar a diversidade também é importante. A criança precisa saber o básico: ninguém é igual. A forma de pensar varia de pessoa para pessoa e é necessário respeitar isso. Culturas e valores diferem de um país para outro e está tudo bem, desde que todos possam conviver em harmonia. Respeito é a base de tudo e temos sempre muito a aprender com o ponto de vista de outra pessoa, mesmo que não estejamos habituados com ele ou que não concordemos.
O mesmo vale para a participação em atividades coletivas. Isso pode começar em casa, com jogos de tabuleiro e outras tarefas que podem ser realizadas entre pais e filhos. Isso ajuda a criança a entender, desde cedo, que é preciso trabalhar em conjunto para obter resultados melhores. Se somos bons sozinhos, nos tornamos ainda melhores em grupo.
Saber receber elogios é importante, mas também é necessário entender que críticas nem sempre serão pessoais. Os pais e educadores devem ensinar a importância de um feedback e como ele deve ser transmitido. Nunca de forma a envergonhar a criança ou chamar a atenção de terceiros para a situação.
O feedback é pessoal e individual, a menos que a situação exija alguma generalização. Portanto, o aluno deve aprender a receber e dar feedbacks, sempre respeitando a outra pessoa e valorizando o que há de positivo.
Na Tots & Teens, trabalhamos diversas capacidades em uma única aula. O aluno jamais irá sentir-se preso à cópia de textos ou à execução das mesmas atividades. Enquanto estamos estudando em Inglês, usamos nossos corpos para encenar situações; quando falamos sobre história, desenvolvemos a imaginação para ilustrar os acontecimentos. Apenas exemplos do que pode acontecer.
Desenvolvemos nossos alunos para que eles possam realizar seus sonhos e alcançar seus objetivos. Mais que isso, desde pequenos, os ajudamos a compreender seu papel, seus direitos e deveres. A história de seu país, as diferenças culturais mundo afora, o respeito, o carinho e a amizade.
Acreditamos que cada experiência colabora para uma bagagem cultural mais rica e benéfica para o presente e futuro das nossas crianças e adolescentes.
Somos uma escola internacional para crianças e jovens em São Paulo. Entre nossas especialidades estão a Educação Infantil Internacional e o Ensino Fundamental 1 Bilíngue, com tudo que seus filhos precisam para se desenvolverem, tal como aconteceria em uma escola regular, porém, com a adição da imersão em inglês. Nosso corpo docente é composto por profissionais altamente qualificados e prontos para auxiliar crianças e adolescentes em cada etapa do aprendizado, além de necessidades sociais.
Entre em contato conosco e comece já a preparar o futuro do seu filho com métodos internacionalmente consagrados.
Visite nossa escola e surpreenda-se. Na Tots & Teens o resultado começa no primeiro dia de aula.