Ideias para estimular a leitura das crianças são sempre bem-vindas, não é mesmo?

Em um país onde 44% da população não pratica o hábito da leitura, incentivar a cultura de ler um livro, independentemente do gênero, é muito saudável para a criança e pode se tornar uma prática bastante prazerosa.

Nos primeiros anos de idade, ler é um desafio. A criança começa a aprender as primeiras letras, a juntá-las e formar palavras em sala de aula. 

Quanto mais cedo esse processo se concretiza, melhor. A primeira fase escolar ajuda a garotada a interpretar os primeiros – e bastante curtos – textos, a analisar situações e resolver desafios simples. Esse processo é muito importante para o desenvolvimento infantil e pode ser aprimorado dentro e fora da escola.

Ideias para estimular a leitura das crianças em casa

Recomendações de livros em sala de aula nem sempre funcionam. Existe aquele sentimento de obrigação, sem o prazer ou a absorção real do conteúdo que o livro apresenta. Por isso, é preciso construir esse hábito de ler em casa também.

1 – Comece dando o exemplo

Crianças seguem o exemplo dos pais. Se você diz certas palavras na frente de uma criança, ela tende a absorver e replicar em qualquer ambiente.

A mesma coisa vale para vegetais: “por que eu tenho que comer isso, se você só come pizza?”

Esse tipo de pergunta reflete muito bem que os hábitos dos seus filhos serão uma extensão dos seus. Por isso, leia!

Compre livros que você gosta, sejam digitais ou físicos, tenha uma estante e adquira o hábito de ler para e com a criança.

2 – Figuras fazem toda a diferença

A criança se cansa mais facilmente com a leitura. Por isso, é ideal optar por livros com bastante figuras e textos mais curtos, leves e fáceis de compreender. Assim, a criança se mantém interessada enquanto pratica o hábito de ler!

3 – Que tal lermos juntos?

Leitura conjunta, além de muito divertida, é muito benéfica para a criança. Seus filhos não conseguirão ler livros inteiros de uma vez e ajudá-los nesse processo é importante.

Leia algumas partes, deixe a criança ler outras e divida o livro também com o pai ou a mãe da criança. É uma forma muito eficiente de estimular a leitura e reforçar o vínculo familiar.

Lembre-se de respeitar os interesses da criança. Ela precisa desenvolver o gosto pela leitura por conta própria e, para isso, utilize personagens com os quais ela já tem contato. Assim, tudo fica mais fácil e divertido!

4 –  Faça bom uso da tecnologia

A tecnologia pode ser muito útil para as crianças praticarem a leitura. Os pais só precisam ficar atentos ao que a criança está acessando no tablet, celular ou computador. Se for o caso, opte por comprar um dispositivo de leitura digital, como o Kindle, e busque livros infantis para que a criança possa ler.

Assim, você combina um objeto atraente para a criança com os livros, que são importantes para o desenvolvimento.

5 –  Não condene os erros, faça com que a criança aprenda com eles!

Uma criança não terá uma leitura perfeita. Não espere que a pronúncia das palavras seja correta logo de cara. 

Ao invés de interromper o fluxo de leitura da criança para corrigir uma palavra, é muito mais eficaz incentivar que seu filho continue lendo e, após o término da frase, você releia o trecho junto com a criança, dando ênfase na pronúncia correta das palavras que foram pronunciadas de forma errada. Isso é especialmente útil para não criar barreiras ou traumas na criança, que pode se sentir desconfortável por errar na leitura.

Quando o assunto é leitura, todo lugar traz aprendizado!

A leitura abre novas portas e caminhos para a criança se desenvolver. Lembre-se de sempre realizar passeios com família e amigos, incentivando a criança a fazer novas descobertas e testar suas recém-adquiridas habilidades de leitura.

Essa é a melhor maneira de estimular a leitura fora de casa, dando à criança cada vez mais motivos para aprender a ler de forma fluida.

É possível aprender um novo idioma sem a criança saber ler?

Sim! A criança não precisa saber ler e escrever para começar a aprender um novo idioma!

O processo de aprendizagem de uma língua nova não depende unicamente das habilidades de escrita e de leitura e pode acontecer naturalmente, tal como a língua materna.

Assim, você pode garantir que seus filhos aprendam inglês desde cedo e desenvolvam o hábito de leitura em ambos os idiomas. Na Tots & Teens, preparamos crianças com uma metodologia que mescla conteúdos internacionais com o aprendizado nacional, para seu filho não perder nenhum detalhe!

Entre em contato conosco e comece já a preparar o futuro do seu filho com métodos internacionalmente consagrados para ensinar crianças e adolescentes.

Um forte abraço, muito sucesso e até logo!


Cristina Müller

Cristina Müller

Diretora da Escola Tots & Teens, pedagoga por profissão e educadora por opção. Psicopedagoga e gestora escolar aficionada pela educação bilíngue, atualmente busca ajuda na neurociência para desvendar os mistérios de como o cérebro aprende.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram