Aprender inglês por imersão é a maneira mais eficiente de obter o novo idioma sem passar pelo tedioso processo de escolas de idioma tradicionais, que apenas abordam a superfície da cultura e do idioma dos países de língua inglesa.

Quando a criança está imersa em um ambiente que explora aspectos culturais e a linguagem de um país estrangeiro, ela aprende muito mais rápido e melhor. É como se ela fosse submetida a uma simulação sobre como é estar em outro país e passar por situações rotineiras de lá.

Na teoria, funciona dessa forma. Na prática, é um show de novas descobertas, diversão e desenvolvimento, que coloca à prova todas as habilidades da criança de maneira lúdica, incentivando os pequenos a trabalharem juntos e aprenderem cada vez mais.

Essa é só uma das vantagens, mas o que mais a imersão na língua inglesa pode oferecer? Veja só!

Aprender inglês por imersão tem vantagens infinitas!

O inglês é um idioma bem diferente do nosso. A maneira como formamos frases, o contexto em que usamos certas palavras e as reações em ambientes que, a princípio parecem familiares, podem assustar quem não está preparado.

E é aí que está o “xis” da questão! Se você pretende colocar seu filho em um intercâmbio, prepará-lo para uma carreira internacional ou mesmo se mudar com a criança para um país falante de língua inglesa, a adaptação é fundamental, reduzindo o choque das mudanças repentinas.

Essa preparação se dá através da imersão, onde a criança passa por diversas situações com as quais terá de se acostumar para ter uma vivência fora do país. Desde pedir para ir ao banheiro na escola, solicitar ajuda dos professores e de adultos ou até mesmo  pedir comida em um restaurante ou lanchonete. Tudo isso é levado em consideração!As situações que, para nós, são rotineiras, apresentam muitas novidades para as crianças e elas podem tirar um grande proveito de explorá-las. Como é ir ao mercado sozinho? Como identificar para onde o trem está indo, a que horas ele sai e se você possui um local marcado?

Como entender que está fazendo algo errado e que é preciso parar imediatamente? Ocasiões como essas poderiam trazer riscos para a criança fora do país, mas ao receber a educação necessária a respeito das possibilidades em uma sala de aula imersiva, seu filho estará muito melhor preparado.

É claro, você não soltará as mãos da criança para que ela faça compras sozinha e ela não entrará sem acompanhante numa estação de trem, mas quando falamos em preparo, precisamos considerar o presente e o futuro!

E é isso que a imersão aborda, as possibilidades e reações que uma criança pode ter em diversas situações.

Imagine trocar todo o seu cotidiano pela rotina de um país de língua inglesa. Isso significa que, gradualmente, todo o universo da criança será ajustado para fazer parte da cultura e do ambiente de um novo país. Durante as aulas, o dever de casa e as atividades em grupo, essa é a abordagem utilizada para inserir as crianças na imersão.

Quais são as vantagens em aprender inglês com imersão?

Aprender inglês por imersão permite:

Aprimorar as habilidades de comunicação da criança

Ao ser exposta a situações com as quais não está acostumada em um idioma novo, a criança precisa desenvolver suas habilidades de comunicação. Assim, ela aprende a utilizar frases e contextos a seu favor, evitando situações constrangedoras e confusão com palavras que lembram seu idioma materno.

Expandir seus conceitos culturais

A cultura de uma criança está intimamente ligada ao ambiente com o qual ela interage e quanto mais diverso esse ambiente for, melhor para os seus filhos!

É muito bom expandir os horizontes da criança desde cedo. Ela se torna mais receptiva a diferenças e adquire bagagem cultural, desenvolvendo não só suas habilidades de comunicação, mas também referências de arte, música, leitura, cinema e entretenimento em geral.

A criança aprende a trabalhar em equipe

Um conceito importante na imersão em um idioma é o trabalho em equipe. Dentro da sala de aula, os grupos de alunos são frequentemente expostos a situações onde devem trabalhar juntos para encontrar soluções ou alcançar resultados positivos. Isso é especialmente útil para desenvolver o raciocínio lógico e o senso de pertencimento em sociedade.

A cultura de uma criança está intimamente ligada ao ambiente com o qual ela interage e quanto mais diverso esse ambiente for, melhor para os seus filhos!

O aprendizado é mais prático e menos complicado

Aprender inglês por imersão é algo incrível. Diferentemente de procedimentos tradicionais de escolas de idiomas, uma escola internacional fornece todas as ferramentas para que a criança aprenda o novo idioma sem frustrações, bloqueios ou desafios insuperáveis.

O horário das aulas e o tempo em sala também facilitam o aprendizado, sem que seja necessário estudar por apenas uma hora e repetir o processo semanalmente de forma curta e exaustiva, como acontece em escolas de idiomas. 

Na Tots & Teens é diferente, pois a metodologia de aprendizagem aplicada incentiva o aluno a pensar em inglês e não na língua materna para depois traduzir. Essa tradução é o que comumente acontece nas escolas de idioma e que traz demora e dificuldade para os alunos aprenderem/assimilarem  de fato o novo idioma. Entre em contato conosco e comece já a preparar o futuro do seu filho com métodos internacionalmente consagrados para ensinar crianças e adolescentes

Um forte abraço, muito sucesso e até logo! 


Cristina Müller

Cristina Müller

Diretora da Escola Tots & Teens, pedagoga por profissão e educadora por opção. Psicopedagoga e gestora escolar aficionada pela educação bilíngue, atualmente busca ajuda na neurociência para desvendar os mistérios de como o cérebro aprende.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram