A importância de ser bilíngueFalar mais de um idioma tem sido cada vez mais essencial em várias partes do mundo, e, hoje, a importância de ser bilíngue vai muito além de conseguir um emprego.

Por isso, cada vez mais pais têm colocado seus filhos em cursos de idiomas desde cedo. Crianças e adolescentes aproveitam bastante a fase de aprendizagem para dominar um novo idioma de uma forma mais rápida e precisa que muitos adultos – e o melhor de tudo: em menos tempo!

O mundo de quem é bilíngue se expande em uma velocidade muito maior do que para as pessoas que não tem um segundo idioma. Para crianças, isso é ainda mais rápido, já que estamos falando de uma fase bastante rica para o  desenvolvimento, onde o tempo parece passar mais devagar e existe energia de sobra.

A importância de ser bilíngue também está no seu desenvolvimento cultural e humano!

Seja para realizar sonhos, para assistir filmes e séries sem legenda, para jogar videogame ou para conseguir um emprego numa multinacional, a importância de ser bilíngue é grande, e traz um universo de possibilidades para quem alcança essa meta!

As crianças ainda não tem uma visão clara do futuro, de como aprender um novo idioma as ajudará a ter empregos melhores, com salários maiores, por isso,  vale a pena abordar o outro lado do aprendizado: o da diversão, da cultura, do entretenimento.

O mais legal de tudo isso é que, ao aprender uma nova língua, você absorve uma bagagem muito maior do que imagina, com costumes, cultura, comportamentos e muito mais.

o bilinguismo no brasil

O mundo é maior para quem é bilíngue!

Que criança não quer desbravar o mundo? Até mesmo adultos não buscam o inglês apenas para o trabalho. Alguns simplesmente querem viajar e conhecer novos lugares, ter novas possibilidades.

Viver um amor internacional, absorver uma nova cultura, fazer parte de algo que transforme o mundo, como um programa de pesquisa, algo relacionado a salvar vidas ou avanços tecnológicos… As possibilidades são infinitas.

Vale a pena incentivar seu filho a acreditar no sonho de viajar pelo mundo, conhecer cada vez mais pessoas e ser alguém importante. Condicione isso ao aprendizado de uma nova língua e você verá: a criança se dedicará às aulas e estará muito empolgada para expandir seus horizontes.

por que uma escola bilingue?

Inglês é uma das línguas mais faladas pelo planeta, é verdade. Aqui, no Brasil, cada vez mais pessoas estão aprendendo (mas ainda representam apenas 5% da população). O seu filho pode fazer parte dessa porcentagem, mostrando habilidades à frente do seu tempo e possibilitando um futuro brilhante, tanto no que diz respeito à qualidade de vida quanto ao âmbito profissional.

Você não precisa levar sua criança para o outro lado do planeta para aprender um idioma novo. As nossas aulas já trazem a imersão necessária para uma criança aprender e possibilitam a representação de situações reais, a criação de relacionamentos duradouros com os colegas e a troca de experiências e culturas, já que são mais que 20 nacionalidades de alunos matriculados.

Aprender a falar inglês é uma questão de experiência e orientação, não importa onde ela aconteça!

Cursos de idiomas são experiências tão enriquecedoras quanto viajar para outro país, quando a pessoa certa está conduzindo as aulas. É possível experimentar situações, ter vislumbres culturais e até mesmo treinar inglês com conversação de forma imersiva.

Tudo isso, claro, de forma muito bem estruturada, guiada com métodos criados em instituições de ensino estrangeiras e adaptados para a sua realidade como aluno brasileiro.

Com crianças, não é diferente. O método é adaptado para outras faixas etárias, mas o foco está na conversação, na prática e na experiência!

A importância de ser bilíngue na hora de viajar para fora

Seu filho sonha em viajar para outro país? Então, você precisa começar a prepará-lo desde cedo.

O mesmo vale para pais empresários, que querem preparar os filhos para um futuro cargo ou até mesmo a direção do negócio. É preciso acompanhar as tendências globais e estar pronto para construir relacionamentos internacionais.

a importância em aprender ingles

Aprender idiomas não acontece da noite para o dia, vá com calma!

O que mais aparece como frustração entre alunos é a criação de expectativas próprias, algo como se o aluno se cobrasse demais em relação ao quanto tem que falar, saber ler e escrever em um determinado tempo.

Normalmente, usam como referências personagens de filmes e séries, colegas de trabalho que estudaram por muitos anos e familiares que praticamente “nasceram” em uma escola de idiomas. Não é assim que funciona!

Crianças usarão todas as referências possíveis. Então, durante todo o tempo de aprendizagem, crie um ambiente imersivo também dentro de casa, com filmes, desenhos animados, jogos e videogames que possuem elementos do idioma a ser aprendido. Isso será muito útil e facilitará a absorção de conteúdos novos.

Aprender um idioma não é simplesmente decorar e sair falando!

É questionar, compreender e aí sim, replicar. E a importância de ser bilíngue está diretamente ligada a isso. Só é bilíngue quem consegue entender contextos e se adaptar a situações.

Repetir um monte de frases de filmes famosos na frente da TV é muito mais fácil do que realmente absorver um novo idioma. Então, não se sinta frustrado se seu filho começar falando menos do que os filhos do seu vizinho – às vezes, mesmo falando pouco, seu filho pode ser mais bilíngue que alguém com frases prontas e que não consegue se adaptar a situações diferentes.

A Tots & Teens é uma  escola com Educação Infantil totalmente em Inglês, Ensino Fundamental bilíngue e turmas preparatórias para intercâmbios e ingresso em escolas internacionais, com  professores especializados em ensinar crianças e jovens de até 16 anos. Temos parcerias com escolas americanas e britânicas e podemos pavimentar o caminho para seus filhos se tornarem bilíngues, criando novas possibilidades e adquirindo muita cultura desde cedo.

Aprender um novo idioma é realizar sonhos e conquistar grandes objetivos! Garanta um futuro brilhante para seus filhos!

Entre em contato conosco agora mesmo!

This post is also available in: enInglês


Cristina Müller

Cristina Müller

Diretora da Escola Tots & Teens, pedagoga por profissão e educadora por opção. Psicopedagoga e gestora escolar aficionada pela educação bilíngue, atualmente busca ajuda na neurociência para desvendar os mistérios de como o cérebro aprende.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram