Você passou por uma fase da vida, onde não sabia exatamente o que seria como profissional, que faculdade cursaria ou que escolhas faria? Isso provavelmente aconteceu por falta de uma orientação profissional.
É natural que não tenhamos certeza do que desejamos ser “quando crescermos”. Como crianças, temos um sonho ou objetivo, baseado no que vemos na TV ou o que acompanhamos de nossos pais. Mas, conforme o tempo passa, isso nem sempre se concretiza ou permanece como um desejo.
A questão aqui é entender que essa orientação profissional cumpre um papel importante, antes mesmo do aluno ingressar no mercado de trabalho. É nos últimos anos da escola que o jovem começa a se questionar a respeito do seu futuro. O que virá depois? Em qual faculdade ingressar? Como escolher o curso certo? Minha profissão dá dinheiro? Onde trabalhar?
Essas perguntas não são respondidas facilmente, e não são poucos os jovens que começam um curso e não concluem por insatisfação ou incompatibilidade. O mesmo vale para carreiras iniciadas com base no impulso.
A orientação profissional deve ser parte do crescimento do aluno e precisa ser incorporada o quanto antes, para garantir que ele tenha o amparo necessário na compreensão e escolha da sua possível carreira, seja com base em suas aptidões ou desejos.
Essa orientação deverá ser realizada pelos educadores, em conjunto com o aluno e também os pais.
A escola, enquanto instituição de ensino, deve estar disposta a trazer profissionais das mais variadas áreas à escola para explicar como são suas profissões, como foram suas escolhas e todo o processo de migração da vida escolar para a profissional.
Com isso, algumas ansiedades, medos e preocupações podem ser sanadas antecipadamente, e o aluno já vai se preparando para o momento da escolha com o aconselhamento profissional.
Outro ponto importante é demonstrar que tudo muda o tempo todo. Ninguém é obrigado a escolher a carreira que seguirá pelo resto da vida assim que sai do ensino médio. Pelo contrário, a adolescência e começo da fase adulta são fases de experimentação, de descobertas. É fundamental garantir que o aluno se sinta seguro para passar por esse processo da maneira menos traumática possível.
Por outro lado, está tudo bem em seguir seus sonhos e aptidões e perseguir a carreira desejada desde cedo. Não há nenhum problema nisso e é importante mostrar quais as oportunidades que podem facilitar este caminho.
Os pais devem cumprir seu papel em casa, orientando e assegurando que os filhos possam conhecer cada vez mais de suas possíveis carreiras futuras. A ideia é não gerar ainda mais ansiedade e preocupação nos jovens, que já sentem bastante pressão por conta das provas, comparações e pelo período em si, que é bem conturbado para a maioria.
Em casa, vale a pena conversar sobre as experiências passadas, ainda que os tempos sejam outros. Esse intercâmbio de informações estreita os laços de pais e filhos, que podem se distanciar um pouco durante a adolescência. Além disso, os pais se posicionam como verdadeiros parceiros, apoiando e oferecendo informações valiosas para as escolhas profissionais e pessoais.
Apoiar os sonhos e ambições dos jovens é fundamental. Conhecer as condições sociais e econômicas do país também, mas o “pé no chão” não deve ser um motivo para desencorajar, e sim para buscar oportunidades e caminhos para que o jovem consiga o que deseja.
Aqui, somos mais que transmissores de conteúdo. Entendemos nossos papéis como pilares na educação e na formação dos alunos como pessoas, explorando suas diferenças e similaridades.
Desenvolvemos nossos alunos para que eles possam realizar seus sonhos e alcançar seus objetivos. Mais que isso, desde pequenos, os ajudamos a compreender seu papel, seus direitos e deveres. A história de seu país, as diferenças culturais mundo afora, o respeito, o carinho e a amizade.
Acreditamos que cada experiência colabora para uma bagagem cultural mais rica e benéfica para o presente e futuro das nossas crianças e adolescentes.
Somos uma escola internacional para crianças e jovens em São Paulo. Entre nossas especialidades estão a Educação Infantil Internacional e o Ensino Fundamental 1 Bilíngue, com tudo que seus filhos precisam para se desenvolverem, tal como aconteceria em uma escola regular, porém, com a adição da imersão em inglês. Nosso corpo docente é composto por profissionais altamente qualificados e prontos para auxiliar crianças e adolescentes em cada etapa do aprendizado, além de necessidades sociais.
Entre em contato conosco e comece já a preparar o futuro do seu filho com métodos internacionalmente consagrados.
Visite nossa escola e surpreenda-se. Na Tots & Teens o resultado começa no primeiro dia de aula.