Ser bilíngue hoje já não é mais um diferencial, mas uma necessidade. Mas, como aprender a falar um novo idioma e tornar sua prática um hábito para além da sala de aula? A resposta está na interdisciplinaridade na educação bilíngue!
Mesmo em português, a interdisciplinaridade colabora para o desenvolvimento do aluno. Os aprendizados de uma disciplina se conectam direta ou indiretamente com os de outra, fornecendo conhecimentos mais aprofundados e resoluções alternativas. Com o ensino bilíngue, não é diferente, há somente o adicional de a criança ou jovem praticar o inglês e ir além do que as escolas de idiomas podem oferecer em suas grades curriculares: algo que equivale à vivência escolar no exterior.
Hoje, convidamos você a conhecer cada uma das vantagens da interdisciplinaridade na educação bilíngue dos seus filhos. Entenda como isso colabora para o aprendizado e para a formação de crianças e jovens com ensino de primeiro mundo.
É preciso abandonar aquele conceito de que ser bilíngue é aprender uma língua nova. Certo, ainda que a definição da palavra esteja relacionada a isso, o bilinguismo é algo que vai além da língua.
Ser bilíngue significa:
Ensinar a gramática é algo que qualquer escola de inglês pode fazer. Dizer por que o verbo é alterado na terceira pessoa do singular é algo relativamente simples de entender. Agora, ir ao cerne do bilinguismo e aplicá-lo em situações cotidianas e de aprendizado real, isso é um patamar completamente diferente. O mais interessante nisso tudo é que, por experiência própria da Tots & Teens, essa abordagem mais complexa traz resultados melhores e mais rápidos. Isso acontece porque a complexidade vem acompanhada da riqueza. Ninguém aprende um novo idioma da noite para o dia, da mesma forma que uma única aula de matemática não é capaz de fixar os conhecimentos nos alunos de forma definitiva.
A prática leva à perfeição e quando os conhecimentos do inglês se misturam com os conhecimentos de outras disciplinas, o aluno pratica ambos aprendizados e enriquece sua base de conhecimento. O que antes parecia ser limitado a situações específicas, como falar inglês durante as aulas do idioma, se torna algo mais universal e com o tempo, o aluno percebe que pode usar a outra língua da mesma forma que o idioma materno. É como uma verdadeira expansão de horizontes e conhecimentos.
Na época que os cursinhos de inglês começaram a se popularizar, os tempos eram outros. Havia o senso de globalização, já éramos bombardeados por culturas estrangeiras, mas as informações não eram transmitidas tão rapidamente quanto agora. Em um piscar de olhos, conteúdos são escritos, publicados e alterados. O que valia há minutos já não importa mais e simplesmente usar o inglês como ferramenta de comunicação é algo limitado.
O bilíngue não é introduzido ao mercado de trabalho para traduzir reuniões, atender telefonemas de outros países e transmitir as informações para a equipe. Não apenas! Hoje, o trabalhador que é bilíngue precisa conduzir suas atividades em mais de um idioma, compreender unidades de medida estrangeiras, trabalhar com conversões, entender aspectos culturais e saber o que funciona ou não para um mercado específico. As possibilidades são quase infinitas, mas os requisitos têm algo em comum: é preciso viver a língua, mais do que simplesmente compreender o que o outro fala.
Dessa forma, faz todo o sentido que o inglês seja transmitido e aplicado de forma simultânea a outras disciplinas e conhecimentos. Afinal, não basta o aluno conhecer, por exemplo, a geografia e a arte em seu idioma materno. É necessário entender tudo isso pela perspectiva estrangeira, do idioma que está sendo aprendido!
A interdisciplinaridade é algo que demanda um planejamento muito sólido por parte de todos os educadores envolvidos. Não é possível conectar matérias e aulas, se não houver um consenso de como o conteúdo deverá ser transmitido. Por isso, na Tots & Teens, seguimos um processo rigoroso e criativo na preparação das aulas, garantindo a conexão entre disciplinas e conteúdos de forma a fazer sentido para os alunos e seus diferentes jeitos de aprender.
Há um certo senso de individualidade, também. Nossos educadores podem agregar suas próprias experiências e sua forma de ensinar, algo como um “tempero” todo especial. Isso enriquece ainda mais as aulas.
O reflexo dessa conexão entre disciplinas é a aquisição de um vocabulário mais amplo, mas não apenas isso. O aluno poderá, sim, se comunicar em outro idioma sobre qualquer um dos assuntos abordados, mas compreenderá diferenças culturais e regionais, além de verdadeiramente viver a experiência de receber uma educação com características internacionais, que se intercalam e se mesclam.
Aqui, somos mais que transmissores de conteúdo. Entendemos nossos papéis como pilares na educação e na formação dos alunos como pessoas, explorando suas diferenças e similaridades.
Desenvolvemos nossos alunos para que eles possam realizar seus sonhos e alcançar seus objetivos. Mais que isso, desde pequenos, os ajudamos a compreender seu papel, seus direitos e deveres. A história de seu país, as diferenças culturais mundo afora, o respeito, o carinho e a amizade.
Acreditamos que cada experiência colabora para uma bagagem e intercâmbio cultural mais rico e benéfico para o presente e futuro das nossas crianças e adolescentes.
Somos uma escola internacional para crianças e jovens em São Paulo. Entre nossas especialidades estão a Educação Infantil Internacional e o Ensino Fundamental 1 Bilíngue, com tudo que seus filhos precisam para se desenvolverem, tal como aconteceria em uma escola regular, porém, com a adição da imersão em inglês. Nosso corpo docente é composto por profissionais altamente qualificados e prontos para auxiliar crianças e adolescentes em cada etapa do aprendizado, além de necessidades sociais.
Entre em contato conosco e comece já a preparar o futuro do seu filho com métodos internacionalmente consagrados.
Visite nossa escola e surpreenda-se. Na Tots & Teens o resultado começa no primeiro dia de aula.