As etapas do processo de aprendizagem são determinantes para o desenvolvimento pessoal, social e humano desde a infância. Os comportamentos, a personalidade, as habilidades e os valores são construídos a partir do que aprendemos e levamos por toda a vida.
Por isso, quanto mais cedo somos expostos a elementos que facilitam nossa aprendizagem, mais rápido absorvemos certos conteúdos e conhecimentos.
Um exemplo bem simples: tanto no Brasil quanto em vários países europeus há uma grande presença da dublagem em conteúdos como filmes, programas de TV, séries e desenhos infantis. Isso significa que, por gerações, as crianças são expostas a várias culturas e mídias traduzidas para o idioma local.
O resultado? A criança cresce apenas com o hábito de escutar a fonética do próprio idioma, o que gera uma certa resistência a fonéticas estrangeiras. Não é algo voluntário, simplesmente se torna mais difícil entender, aprender e se adaptar.
É por esse mesmo motivo que as novas gerações se adaptam melhor ao aprendizado de um novo idioma. Hoje existem opções para assistir e acompanhar diferentes conteúdos em diversas mídias no idioma original, com ou sem legendas. Essa mudança de hábito, com o tempo, cria naturalidade ao escutar e falar uma língua nova, como o inglês.
Claro que uma criança de pouca idade dificilmente terá capacidade para acompanhar um conteúdo em vídeo e ler legendas ao mesmo tempo, visto que até mesmo adultos sem a prática de assistir filmes legendados têm alguma dificuldade em ler e assistir simultaneamente.
Dessa forma, o ensino de inglês infantil se mostra como a melhor alternativa para os pequenos. Mas, como funcionam as etapas do processo de aprendizagem? É o que você confere a partir de agora!
O aprendizado é algo que simplesmente não tem fim. O tempo todo somos bombardeados por novos conhecimentos, experiências, ideias e expostos também a diferentes culturas e valores. O processo de aprender, porém, muda bastante com o tempo, pois envelhecemos. Não se trata apenas do amadurecimento das ideias, mas da facilidade com a qual assimilamos certas informações.
Tudo começa com o período sensório-motor, que se estende até os dois anos de idade. É aqui que a criança começa a descobrir o mundo ao seu redor, desenvolvendo os primeiros movimentos e estímulos sensoriais. O bebê engatinha, dá seus primeiros passinhos, descobre as funções motoras básicas como puxar, empurrar, beliscar, morder, abrir portas e também fechá-las. É um período de muita dependência e que requer bastante paciência e cuidado por parte dos pais.
A visão, o tato e o paladar se desenvolvem nessa etapa. O bebê irá aprender as noções de espaço aos poucos.
Porém, a criança ainda não sabe se comunicar com palavras, então utiliza as formas mais primitivas de demonstrar emoções e desejos, através de choros, risos, gritos etc.
É aqui que as maiores e mais perceptíveis mudanças começam a acontecer. Essa fase se estende até os 7 anos de idade e tem como principal distinção o desenvolvimento da linguagem, aprimoramento das funções motoras, desenvolvimento das noções de tempo e a primeira escrita.
É nessa fase que a criança pode ser exposta a um outro idioma em paralelo à língua materna, de forma a criar o hábito e a naturalidade na audição e também na fala. A criança não saberá escrever palavras em outro idioma por conta própria, mas poderá proferi-las sem muita dificuldade, ainda que com alguns erros. O acompanhamento com um professor especializado no ensino bilíngue se faz necessário para garantir que as etapas do processo de aprendizagem sejam seguidas.
Essa fase se mescla com o desenvolvimento cognitivo, visto que o aprendizado da linguagem e das formas de comunicação possibilita e até acontece de forma simultânea ao desenvolvimento social. Aqui, a criança adquire a capacidade de trocar informações com colegas, adultos e familiares. É uma fase de grande imersão cultural, onde são estabelecidos costumes, valores e se desenvolve a personalidade.
Os períodos de descoberta, onde se iniciam as diferentes etapas do processo de aprendizagem, fazem com que todo conteúdo adquirido seja absorvido de forma mais natural e fluida. É uma questão natural do desenvolvimento, visto que a criança ainda não possui padrões pré-estabelecidos para um idioma, formas de conduzir uma conversa ou mesmo de se comportar. Tudo isso vai acontecendo aos poucos, gerando hábitos e possibilitando a introdução de novidades.
O aprendizado em uma escola bilíngue, por exemplo, estimula bastante cada uma dessas fases, possibilitando à criança desenvolver suas capacidades e conhecer novas e importantes situações que trazem riqueza cultural, linguística e interações sociais que farão a diferença no crescimento.
Na Tots & Teens, por exemplo, vamos além das fronteiras de cultura e idioma. Trabalhamos as noções de compartilhamento, de pertencimento coletivo, de importância social e de humanidade, constantemente, colaborando no desenvolvimento da criança como um ser pensante, cada vez mais autônomo e pronto para o mundo.
Somos uma escola internacional para crianças e jovens em São Paulo. Entre nossas especialidades estão a Educação Infantil Internacional e o Ensino Fundamental 1 Bilíngue, com tudo que seus filhos precisam para se desenvolverem, tal como aconteceria em uma escola regular, porém, com a adição da imersão em inglês. Nosso corpo docente é composto por profissionais altamente qualificados e prontos para auxiliar crianças e adolescentes em cada etapa do aprendizado.
Entre em contato conosco e comece já a preparar o futuro do seu filho com métodos internacionalmente consagrados.
Visite nossa escola e surpreenda-se. Na Tots & Teens o resultado começa no primeiro dia de aula.
Um forte abraço, muito sucesso e até logo!