A educação socioemocional na infância não pode passar batida. É um processo importante, que impacta o futuro de uma criança e traz muitos benefícios para o seu desenvolvimento já nos primeiros anos. Além disso, crianças psicologicamente saudáveis se tornam adultos mais equilibrados e confiantes, prontos para enfrentar os desafios da vida.
Desenvolver as habilidades sociais e emocionais dos pequenos já nos seus primeiros anos faz uma grande diferença. As crianças não têm a nossa compreensão sobre seus sentimentos e estão começando a experimentar uma enxurrada de novidades. Estão crescendo, se descobrindo e começando a formar seus primeiros vínculos fora de casa. Como lidar com tudo isso de maneira saudável?
Você se lembra da sua primeira decepção? Provavelmente não, muita coisa pode ter suprimido isso, e talvez você tenha conseguido lidar bem com ela, dependendo de como seus pais te auxiliaram naquela situação. Mas, isso não acontece com todas as crianças, e algumas experiências negativas se tornam traumas, que podem ser carregados por toda a vida.
É impossível evitar toda decepção que a vida traz. Muitas vezes, esperamos demais e o que recebemos não está à altura das expectativas, acontece! Porém, precisamos garantir que nossas crianças saibam ter controle sobre as próprias emoções, não para suprimi-las, mas para que as sintam em sua intensidade, mas sem deixar que isso atrapalhe sua vida de alguma maneira.
A educação socioemocional acontece em várias etapas e tem a participação da família, dos próprios alunos e da escola em si. Imagine como seria o primeiro dia de aula sem a preparação emocional por parte dos pais e dos professores? Deixar a família para entrar em um ambiente desconhecido, cheio de pessoas novas, pode ser bastante preocupante para uma criança. Felizmente, muito antes do dia chegar, a criança é preparada para chegar à escola tranquila, sabendo o que esperar. E lá dentro, os professores e demais membros da equipe garantem que o aluno se sinta bem-vindo, confortável e querido.
Crianças e pais podem usufruir dos benefícios da educação socioemocional. Afinal, quando os pequenos aprendem a lidar com os próprios sentimentos, a relação com os pais se torna mais positiva e os atritos diminuem, mesmo nas fases mais “complicadas”, como os últimos anos da infância e o início da adolescência.
Sentir é normal e está tudo bem com isso. Tristeza, felicidade e outros sentimentos passarão a fazer parte da rotina da criança e ela precisará entender como lidar com isso e expressar o que sente de forma positiva, sem excessos, sem magoar outras pessoas e sem “engolir” o que sente.
Essa expressividade colabora para o desenvolvimento de uma comunicação pacífica, onde a criança pode se expressar sem criar atritos.
Este benefício é uma consequência do primeiro. Quando a criança aprende a interpretar os sentimentos e expressá-los, pode construir relacionamentos mais facilmente. É muito mais fácil criar amizades quando você entende o que sente em relação ao que outra pessoa fala e faz.
Não se trata de focar nos seus objetivos e passar por cima dos próprios sentimentos para alcançá-los. Quando temos objetivos e algum sentimento entra em conflito dentro de nós, precisamos saber interpretá-los e entender como eles podem prejudicar o andamento de um trabalho, de um aprendizado ou mesmo de uma relação, seja ela de qualquer natureza. Com a educação socioemocional na infância, a criança aprende que seus sentimentos não podem ter controle sobre suas ações e isso se dá através da interpretação e do equilíbrio emocional. Um dia ruim não pode parecer com o fim do mundo.
A educação socioemocional na infância faz uma diferença gigantesca lá na frente. Claro, o aluno pode não perceber isso quando for adulto, mas é justamente esse cuidado nos primeiros anos de vida que possibilita desenvolver capacidades requisitadas no ambiente de trabalho, como a resiliência, o equilíbrio emocional e a habilidade para lidar com situações negativas sem perder o foco.
Educação começa em casa. Os pais são o primeiro contato e exemplo que a criança possui e logo depois vem seus familiares. É preciso que o exemplo venha daí e que todos sejamos responsáveis a ponto de buscar nosso próprio equilíbrio emocional. Sabemos que, na prática, isso nem sempre acontece. Cada um possui suas próprias dificuldades e manter a mente saudável requer ajuda profissional, especialmente na idade adulta. Mas, o esforço é bem-vindo e deve ocorrer!
Na escola, o corpo pedagógico e quaisquer profissionais que têm contato com as crianças estão mentalmente e emocionalmente preparados para conduzir o trabalho. Nossa filosofia e valores são transmitidos desde as pequenas ações, como cumprimentar alunos no corredor, fornecer as boas-vindas e exercer o respeito que todos merecem, até as aulas em si. É uma via de mão dupla e como as crianças, muitas vezes, passam mais tempo no ambiente escolar do que em casa, é preciso que o lar seja uma extensão dos aprendizados escolares, assim como a escola é uma extensão do conforto e do bem-estar do lar.
Aqui, somos mais que transmissores de conteúdo. Entendemos nossos papéis como pilares na educação e na formação dos alunos como pessoas.
Desenvolvemos nossos alunos para que eles possam realizar seus sonhos e alcançar seus objetivos. Mais que isso, desde pequenos os ajudamos a compreender seu papel, seus direitos e deveres. A história de seu país, as diferenças culturais mundo afora, o respeito, o carinho e a amizade.
Acreditamos que cada experiência colabora para uma bagagem cultural mais rica e benéfica para o presente e futuro das nossas crianças e adolescentes.
Somos uma escola internacional para crianças e jovens em São Paulo. Entre nossas especialidades estão a Educação Infantil Internacional e o Ensino Fundamental 1 Bilíngue, com tudo que seus filhos precisam para se desenvolverem, tal como aconteceria em uma escola regular, porém, com a adição da imersão em inglês. Nosso corpo docente é composto por profissionais altamente qualificados e prontos para auxiliar crianças e adolescentes em cada etapa do aprendizado, além de necessidades sociais.
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