Você já ouviu falar de educação midiática? Há muito tempo, a nossa única fonte de informação, dentro e fora da sala de aula, era o livro. Era preciso ir até a biblioteca ou conseguir um exemplar emprestado de alguém. Do contrário, toda a pesquisa e aprendizagem se resumia apenas ao que o professor passava em sala.
Convenhamos: Naquela época, algumas horas por dia nunca seriam suficientes sem o apoio das pesquisas complementares, não é mesmo?
Mais de 20 anos se passaram, isso já não é mais uma realidade. Hoje temos a internet, os tablets, celulares e diversos outros dispositivos fazem parte do aprendizado das crianças, adolescentes e até adultos.
Então, por que não usar tudo isso dentro e fora da sala de aula?
Entenda que estamos na era digital. Com isso, nossos alunos precisam estar preparados para o momento em que vivemos e para o que ainda iremos viver. Para conseguir esse resultado, é necessário trabalhar várias competências em sala de aula, usar conteúdos diversos e incentivar o senso crítico.
Para isso, vale a pena usar conteúdos diferenciados e multimídia, que vão além do que pode ser proporcionado pelos livros e apostilas, textos e cadernos e até atividades em sala de aula. A ideia é unir isso tudo a muito mais. É aproveitar um universo de possibilidades dentro do ensino.
Isso é educação midiática. É usar toda ferramenta de mídia a favor da aula. Isso pode se limitar à escola, mas deve ser estendido ao ambiente do lar e incentivado pelos pais e familiares dos alunos.
Afinal, eles têm ainda mais contato com os pequenos, que costumam passar o dia no celular assistindo a vídeos e jogando. É uma boa ideia usar essas ferramentas para algo que traga algum benefício real, você não acha?
Porque os benefícios são muitos. É fácil cair em uma notícia falsa e sair compartilhando uma informação mentirosa em vários grupos, seja no WhatsApp, no Facebook ou nas outras redes sociais.
Contudo, ter um pensamento crítico, saber buscar a informação como ela é e ter bom senso é algo que os pais e os alunos precisam considerar o tempo todo. Para isso, eles precisam ser ensinados.
Você sabe determinar se uma notícia é verdadeira ou falsa? Consegue buscar outras fontes e descobrir se é algo que está sendo replicado, se existe uma fonte para isso?
Não é preciso ser um detetive ou jornalista para conseguir tal feito. É necessário, porém, analisar padrões e usar as ferramentas à sua disposição para discernir o que é fato e o que é mito.
Então a educação midiática se resume a descobrir fake news?
Não. Isso é apenas um detalhe, já que as notícias falsas são um dos grandes problemas do Século XXI (provavelmente já eram antes, mas com a facilidade em propagar informações, isso se intensificou.
A ideia por trás da educação midiática é desenvolver o senso crítico nas crianças. Elas serão responsáveis por determinar como usar o conteúdo que estão assistindo, lendo ou escutando e o peso que aquilo terá para o seu conhecimento.
O papel dos educadores é orientar, passar o contexto do conteúdo e guiar os alunos durante a aula.
O mesmo comportamento pode ser adotado por pais e responsáveis dentro de casa. Afinal, as crianças serão bombardeadas por conteúdos multimídia a todo momento, seja assistindo vídeos, à própria TV ou jogando.
Como tudo isso será utilizado, com que frequência e para qual fim depende tanto dos pais quanto dos próprios alunos.
Inclusive, ensinar os pequenos sobre o quanto eles podem aprender com praticamente qualquer tipo de conteúdo e mídia é muito importante.
Ainda hoje há quem julgue que os livros são úteis apenas quando se trata de literatura clássica. Mas, a leitura pode ser praticada com qualquer livro. Com um quadrinho, com uma revista ou qualquer outro material.
Isso também vale para o aprendizado oriundo de outras mídias. Não é porque algo foi criado para o entretenimento que não possui algum valor no aprendizado. Tudo pode ser contextualizado e transformado em um exemplo a ser seguido ou evitado. Esse é um dos pontos mais interessantes da educação midiática.
Toda fonte de conteúdo é válida, desde que faça sentido com a realidade da criança e os objetivos da nossa equipe pedagógica.
Aqui, somos mais que transmissores de conteúdo. Entendemos nossos papéis como pilares na educação e na formação dos alunos como pessoas, explorando suas diferenças e similaridades.
Desenvolvemos nossos alunos para que eles possam realizar seus sonhos e alcançar seus objetivos. Mais que isso, desde pequenos, os ajudamos a compreender seu papel, seus direitos e deveres. A história do seu país, as diferenças culturais mundo afora, o respeito, o carinho e a amizade, pilares da socialização na educação infantil.
Acreditamos que cada experiência colabora para uma bagagem e intercâmbio cultural mais rico e benéfico para o presente e futuro das nossas crianças e adolescentes.
Somos uma escola internacional para crianças e jovens em São Paulo. Entre nossas especialidades estão a Educação Infantil Internacional e o Ensino Fundamental 1 Bilíngue, com tudo que seus filhos precisam para se desenvolverem, tal como aconteceria em uma escola regular, porém, com a adição da imersão em inglês.
Nosso corpo docente é composto por profissionais altamente qualificados e prontos para auxiliar crianças e adolescentes em cada etapa do aprendizado, além de necessidades sociais.
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