A hiperatividade infantil é algo bastante comum, e há casos onde o problema perdura também na idade adulta. O grande “xis da questão” é que os pais, educadores e médicos precisam identificar a hiperatividade o quanto antes, já que todo o trabalho de educação e os cuidados em casa devem ser diferenciados.
Os sintomas são fáceis de identificar, mas também passam despercebidos com facilidade, já que os pais nem sempre possuem tempo para observá-los. Normalmente, a condição é descoberta quando os professores enviam uma carta ou conversam em uma reunião. Outra possibilidade é os pais confundirem a hiperatividade com agitação comum. Algumas crianças têm bastante energia, por isso geram alguma confusão nos pais, que acreditam que é tudo parte do processo de desenvolvimento.
A verdade é que a hiperatividade infantil só pode ser diagnosticada por um psicólogo ou psiquiatra. Ainda que os pais ou educadores desconfiem que a criança possa ser hiperativa, é preciso ter a confirmação médica. Só depois é possível tomar ações para controlar a hiperatividade e garantir que a criança tenha uma vida tranquila. Mas, existem sinais que podem acender um alerta em casa. É importante conhecê-los para saber se a criança está passando por essa situação.
Os sinais da hiperatividade infantil
As crianças que sofrem com a hiperatividade têm muitos sintomas em comum. Por isso, é relativamente fácil identificar os sinais, que podem ou não corresponder a esse transtorno.
Mau desempenho escolar
A hiperatividade em crianças é muito confundida com preguiça. O rendimento escolar se torna ruim, muito porque o aluno não consegue ficar parado ou sentado durante as aulas. O hiperativo precisa estar em movimento o tempo todo e sente que aprende melhor com isso (o que é, em parte, verdade). Ao invés dos pais exigirem que o filho se adapte à força, é importante entender as limitações, que podem ser relacionadas a apenas uma atividade ou matéria, mas também podem se estender a toda a vida escolar e até adulta.
Dificuldade em compreender instruções e manter o foco
Outro ponto é a desatenção. O hiperativo não consegue manter o foco por muito tempo e um simples pássaro passando na janela pode quebrar o fluxo de aprendizado de maneira irreversível. A criança hiperativa acaba se ocupando com coisas momentâneas e são incapazes de escutar ou prestar atenção em qualquer outra atividade, a partir do momento que se distraiu. O foco não dura e muda constantemente, tornando difíceis até as tarefas tarefas mais simples.
A criança é falante e impulsiva
Sabe quando a criança não para de falar por um segundo, interrompe conversas e parece falar mais rápido que os próprios pensamentos? Esse é um sinal da hiperatividade, já que o transtorno gera a necessidade em verbalizar as ideias o quanto antes, pois elas podem cair no esquecimento segundos depois. É difícil compreender uma criança hiperativa e é preciso ter paciência.
O hiperativo não consegue esperar. Alguns minutinhos na fila, aguardar a própria vez na brincadeira ou mesmo esperar seu momento para falar podem ser um pesadelo insuperável para a criança. A impulsividade é perigosa, porque a criança pode acabar se excedendo durante as brincadeiras e atividades, sem pensar direito nas consequências.
Diagnosticando a hiperatividade infantil
O diagnóstico é mais simples em meninos, pois os sintomas se manifestam nos primeiros anos de vida. Em meninas, o déficit de atenção é o mais presente, dificultando a identificação por parte dos pais. É preciso ter certeza de que os sintomas são recorrentes e não associados a situações esporádicas e, de qualquer maneira, garantir acompanhamento psicológico para a criança. Isso permite um desenvolvimento socioemocional mais tranquilo, bem como a identificação de eventuais transtornos, incluindo o TDAH.
Os pais devem ter bastante atenção, levando as ocorrências e sintomas para o psicólogo. Apenas assim será possível entender o que de fato acontece com a criança e designar um tratamento específico, já que a gravidade da hiperatividade infantil pode variar bastante.
Por fim, vale lembrar que as crianças acompanham as aulas e absorvem conteúdos de formas diferentes. Uma boa escola irá variar a forma de trabalhar para garantir uma melhor absorção por parte dos alunos, mas não significa que todos terão o mesmo ritmo o tempo todo. Alguns irão descobrir certas aptidões, bem como dificuldades. Isso não significa que um aluno tenha TDAH.
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