A cognição social é parte importante do desenvolvimento da criança, dentro e fora da escola, e saber avaliar esse processo de crescimento é determinante para criar um ambiente de aprendizagem positivo para a criança. Mas por quê?
As crianças quase sempre esbarram em alguma dificuldade, um obstáculo para o seu aprendizado, que se não identificado e remediado (ou prevenido), pode gerar atrasos no desenvolvimento do aluno.
Para ser mais exato, a cognição social começa já nos primeiros meses de vida. É aí que passamos a compreender um pouco sobre nós mesmos, sobre outras pessoas, situações ambientes que nos cercam. Não temos qualquer noção sobre nosso papel social, nem sobre diversos fatores externos. Afinal, estamos começando a compreender quem somos e como funcionamos.
Tudo isso faz parte das nossas capacidades cognitivas. Quando colocamos o termo “social” no assunto, esse tema se volta para o contato com a sociedade e como identificam, reagem e se adaptam a informações sociais e contextos de convívio com outros. É importante, desde cedo, ensinar a criança a ter bons modos como respeito e compreensão com os colegas e demais pessoas.
Mas, esse é apenas o primeiro passo. Há muito mais envolvido, e para isso, o apoio da família e dos educadores é imprescindível.
Com o tempo, as capacidades cognitivas são aprimoradas. Elas se desenvolvem e proporcionam um melhor entendimento do ambiente que nos cerca e de nós mesmos. A personalidade vai se desenvolvendo, vamos absorvendo valores e nos inspirando em modelos que consideramos ideais, muitas vezes nossos pais.
Portanto, podemos dizer que a cognição social é um processo de aprendizagem da criança sobre gestos, expressões faciais e demais formas de comunicação das pessoas ao seu redor em um ambiente, seja ele a escola, o lar ou qualquer outro.
Na escola, principalmente, é importante que essas capacidades sejam desenvolvidas o tempo todo. Isso permite uma maior participação durante as aulas e compreensão do que está sendo dito e mostrado, sem que seja necessário concentrar a atenção em um único ponto, podendo acompanhar os mais diversos instrumentos usados em aula sem perder o ritmo.
Regras de convivência, formas de se comunicar e até o próprio comportamento são elementos que têm a ver com a cognição social.
Uma criança não nasce sabendo qual é o papel dela, quais são os seus deveres ou o que significam os gestos que seus familiares reproduzem quando falam. Muitas vezes, começam a adquirir esses hábitos sem mesmo entender, apenas porque julgam ser normal. Em qualquer outro ambiente, isso não é diferente, nem mesmo com adultos.
A cognição social não termina depois de uma certa idade. Ela segue pelo resto da vida. Quando você entra em um ambiente que nunca esteve, busca se enturmar, e para tal, replica o comportamento de quem já está por ali. Não quer parecer diferente demais e ser considerado como alguém estranho, que não sabe o que está fazendo.
A ideia é passar despercebido e, ao mesmo tempo, ser reconhecido como um igual. No começo, as crianças não sabem exatamente como devem reagir. Quando chegam à escola, algumas choram, outras encaram com bravura, olham para trás e veem os pais fora do portão, mas seguem seu caminho. Outras precisam de um incentivo, de uma conversa.
É parte da inclusão social.
Ninguém é igual, nem deve ser. O propósito da compreensão sobre o que é cognição social é entender as diferenças. Com isso, é possível orientar a criança durante o processo de aprendizagem da maneira certa.
A Cognição Social também é sobre conduzir esse aluno sem gerar traumas ou a sensação de enfrentar obstáculos insuperáveis, enquanto conhece seu papel, seus direitos e deveres.
Toda a equipe médica que cuida da criança, especialmente o psicólogo, os pais e educadores devem estar muito bem alinhados com relação à criança, suas dificuldades e peculiaridades. Somente um trabalho conjunto e muito bem estruturado poderá garantir um processo de desenvolvimento contínuo, forte e fluido. Já falamos um pouco sobre isso em um outro artigo, onde explicamos como funciona a identificação do déficit de atenção nas crianças.
Levamos tudo isso muito a sério aqui na Tots & Teens. O nosso ensino não é apenas responsabilidade dos educadores ou dos alunos. Envolve os pais, a responsabilidade social, a bagagem cultural, a pluralidade de origens e transforma as diferenças em união. Ajudamos a cultivar amizades, respeito, carinho.
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A nossa escola é inclusiva, com anos de experiência no atendimento de alunos com necessidades especiais, proporcionando o acompanhamento adaptado e individualizado que permite o desenvolvimento das potencialidades de todas as crianças.
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Um forte abraço, muito sucesso e até logo!