Recursos de aprendizagem com um teor mais lúdico geram resultados superiores, principalmente para as crianças, conforme já mencionamos em artigos passados aqui no blog Tots & Teens.
Mas, você sabia que a arte como um todo pode influenciar isso de forma ainda mais positiva? E que o teatro e a música possuem um impacto gigantesco quando o assunto é aprender um novo idioma?
Pois bem, é hora de conhecer! Saber introduzir seus filhos ao teatro e à música é importante para desenvolver seus conhecimentos em um idioma como o inglês, por exemplo. E, aqui na Tots & Teens, temos a arte como um dos pilares para a construção do caráter e das interações sociais de cada um.
Aprendendo a usar a música e o teatro como recursos de aprendizagem
Apresentar a criança a essas obras é o primeiro passo. Ninguém adquire um gosto musical ou um gênero preferido no cinema ou no teatro da noite para o dia. Nossos hábitos são definidos, em sua maioria, por influência. Portanto, o reflexo dos pais é determinante para o comportamento dos pequenos, desde a infância até a vida adulta.
É importante, contudo, prezar pela liberdade e individualidade da criança. Fugir de ideologias, tanto aquelas com as quais você compactua quanto aquelas que não compactua, é fundamental.
Nada impede, porém, dos pais exporem as crianças a diferentes valores e mostrarem que há diversidade em culturas, em gêneros teatrais, musicais, cinematográficos e até mesmo textuais. Tudo isso é desenvolvido com o tempo, em parceria com os educadores e respeitando o momento da criança.
Então, o primeiro passo é levar a criança ao teatro. Deixe-a conhecer o ambiente, entender as regras, o comportamento adequado para o local e o conteúdo da obra que é apresentada. Preze por algo que vá de encontro com a faixa etária.
A música está presente na vida da criança desde a gestação. Segundo uma pesquisa, os bebês podem desenvolver suas habilidades vocais, com maior facilidade, quando expostos a músicas ainda no útero.
O ideal é também começar com músicas infantis. Conteúdo educativo, seja em português ou inglês, é sempre bem-vindo. Quem tem filhos pequenos sabe: a barreira do idioma não impede os pequenos de acessarem conteúdos internacionais, cada vez mais presentes no dia a dia e na rotina digital dos pequenos, que assistem vídeos pela TV, pelo celular, por tablets e também videogames.
O inglês precisa fazer parte do cotidiano da criança
É aí que o inglês entra. Ao aliar os conteúdos aprendidos em sala de aula com o que é visto em casa, o aluno pode identificar padrões e começar a desenvolver suas capacidades dentro da nova língua de forma mais ágil, prática e natural.
Vídeos são especialmente úteis, pois além da música, a criança possui o auxílio visual, que é um dos mais valiosos recursos de aprendizagem quando o assunto é aprender um novo idioma.
Com o teatro, não é diferente. Se você tiver a oportunidade de levar seu filho a uma peça internacional, percebendo que ele já possui uma compreensão razoável do idioma, a criança poderá compreender novas palavras e contextos de acordo com o que é apresentado pelos atores. Isso facilita a associação e distância o aprendizado das traduções, que nada são além de adaptações para “facilitar” a compreensão de quem não fala o outro idioma.
O ideal é não traduzir, mas sim associar. Dessa forma, a criança pode ter um raciocínio mais veloz e independente do idioma materno.
Seja quais forem seus objetivos quando o assunto for preparar os pequenos para aprender um novo idioma, é importante ter em mente que a bagagem cultural é parte fundamental desse processo. Conhecer os estilos musicais, as peculiaridades linguísticas são etapas importantes para aprender mais. Sobretudo, é através da arte que podemos compreender muito sobre indivíduos, países e culturas.
O corpo fala. Os gestos sinalizam, os olhares conversam. No teatro, cada detalhe, cada movimento e ação dos atores e do cenário podem comunicar uma infinidade de diferentes palavras. É algo que, talvez, não possa ser imediatamente compreendido por alguém que está assistindo a uma peça pela primeira vez. Mas que, com o tempo, se torna natural.
Quer um exemplo? Mesmo que você não compreenda japonês, não terá dificuldade em compreender um teatro de Kabuki, se prestar bem atenção no que está acontecendo. É claro, existem elementos culturais que, à primeira vista, podem parecer estranhos. Mas, a ideia central do que está acontecendo é perceptível, ainda que o idioma seja uma completa incógnita.
Os recursos de aprendizagem estão ao seu redor!
Levar as crianças ao teatro, tanto na língua materna quanto em um idioma estrangeiro é um dos recursos de aprendizagem que mais trazem resultados – não apenas no desenvolvimento linguístico, mas também na bagagem cultural, comportamental e artística.
Boas referências são o segredo para aprimorar capacidades. Exponha seus filhos à cultura, à música, às artes em todas suas formas. Respeite as classificações indicativas e filtre aquilo que é mais adequado para o momento. Entenda as necessidades da criança e, além disso, o que ela deseja. Esteja em contato com os educadores e fique a par de projetos que promovem uma integração entre os pequenos, o ambiente que os cerca e a família. Isso só trará benefícios!
Tudo isso e muito mais é praticado aqui na Tots & Teens, uma escola com padrões internacionais de ensino, onde o brincar e o aprender se mesclam e se fortalecem.
Somos uma escola internacional para crianças e jovens em São Paulo. Entre nossas especialidades estão a Educação Infantil Internacional e o Ensino Fundamental 1 Bilíngue, com tudo que seus filhos precisam para se desenvolverem, tal como aconteceria em uma escola regular, porém, com a adição da imersão em inglês. Nosso corpo docente é composto por profissionais altamente qualificados e prontos para auxiliar crianças e adolescentes em cada etapa do aprendizado.
Entre em contato conosco e comece já a preparar o futuro do seu filho com métodos internacionalmente consagrados.
Visite nossa escola e surpreenda-se. Na Tots & Teens o resultado começa no primeiro dia de aula.
Um forte abraço, muito sucesso e até logo!
Diretora da Escola Tots & Teens, pedagoga por profissão e educadora por opção. Psicopedagoga e gestora escolar aficionada pela educação bilíngue, atualmente busca ajuda na neurociência para desvendar os mistérios de como o cérebro aprende.