Saber como identificar o déficit de atenção infantil e a hiperatividade nas crianças é fundamental, pois, esse é um transtorno bastante comum entre os jovens e demanda atenção especial.

O TDAH, Transtorno de Déficit de Atenção, nem sempre vem em conjunto com a hiperatividade, mas a desatenção é um fator comum. Já diziam nossos pais: “está pensando na morte da bezerra”… Quando a criança simplesmente perde a atenção para com aquilo que está fazendo e começa a se entreter com qualquer outro elemento no ambiente, sem que haja um motivo, é preciso observar.

Esse sintoma é bastante comum e está intimamente ligado ao TDAH. Portanto, a criança deverá ser avaliada por uma equipe médica, pelos pais e pela equipe pedagógica que é responsável pela sua educação. Dessa forma, será possível o diagnóstico do transtorno e início de um tratamento adequado o quanto antes.

Antes de mais nada, é preciso entender que diagnosticar esse transtorno não é algo ruim. O Deficit de Atenção atinge entre 3 e 6% da população mundial e o tratamento não se resume a remédios, mas na reeducação e mudança de hábitos, algo que vai acontecendo gradualmente.

menino brincando

Quando não tratado, porém, o TDAH oferece consequências severas para a juventude e vida adulta da criança, que terá dificuldade para se concentrar e se dedicar a tarefas simples, sendo constantemente distraída ou interrompida. Isso é prejudicial para os estudos, para o convívio social e também para a vida profissional.

A informação é a base de como identificar déficit de atenção infantil

Por ser um transtorno neurobiológico genético e hereditário, a criança pode herdar o TDAH de um parente próximo, como pai, mãe, primo ou tios. Contudo, pode ocorrer por outros fatores, como o nascimento com baixo peso, nascimento prematuro e hábitos de consumo não saudáveis por parte da mãe durante a gravidez, como fumar, beber e fazer uso de drogas.

Entenda os tipos de déficit de atenção em crianças e jovens

Quando a criança apresenta o TDAH Combinado, significa que ela possui hiperatividade, impulsividade e o déficit de atenção. Ou seja, além de ser uma criança com dificuldade em se ater a tarefas simples, está em constante movimento e aparenta ter uma energia infinita para gastar o tempo todo. Ela corre, pula, brinca, mas nunca parece o suficiente para cansá-la.

No caso do TDAH Desatento, como o nome sugere, a criança apenas tem dificuldade em manter a atenção.

Normalmente, os primeiros sinais vêm antes dos 7 anos de idade. 95% dos casos se revela antes dos 12 anos, mas pode afetar adolescentes e adultos também. Uma criança que desenvolve o transtorno pode sofrer com ele durante a fase da adolescência e toda a vida adulta, caso não haja um tratamento adequado.

Os sintomas do déficit de atenção infantil

  • Falta de atenção;
  • Esquecimento e problemas de memorização;
  • Dificuldade em se organizar;
  • A criança fica entediada facilmente e constantemente;
  • Não consegue se concentrar;
  • Tem dificuldade para estudar.

Crianças com TDAH tendem a ser introspectivas e normalmente têm rendimentos escolares abaixo da média. Elas perdem o interesse em qualquer coisa muito rápido e, portanto, precisam ser constantemente surpreendidas com abordagens dinâmicas e didáticas. O ensino regular não é eficaz para suprir suas necessidades.

O tom de voz, a forma de ensinar e o acompanhamento correto preenchem as lacunas no desenvolvimento da criança que possui o TDAH. Evita que o processo de aprendizagem seja afetado de maneira negativa e garante que os pequenos possam crescer normalmente.

menino brincando com uma regua

O tratamento do déficit de atenção infantil não depende apenas de medicamentos. É um esforço multidisciplinar, que engloba a atuação dos pais, educadores e médicos, possivelmente um psicólogo infantil.. Na escola, é preciso haver espaço para a criança brincar e desenvolver suas capacidades motoras. Em casa, os pais precisam compreender as necessidades da criança e garantir que o acompanhamento médico esteja em dia.

Quando todos trabalham em conjunto, qualquer desafio em relação à criança pode ser superado. E é exatamente isso que você precisa buscar em uma escola para os seus filhos.

Busque um neuropediatra, esse é um passo importante para diagnosticar quaisquer transtornos neurobiológicos.

Conheça a Tots & Teens!

A nossa escola  é inclusiva,  com anos de experiência no atendimento de alunos com necessidades especiais, proporcionando o acompanhamento adaptado e individualizado que permite o desenvolvimento das potencialidades de todas as crianças.   

Somos uma escola internacional para crianças e jovens em São Paulo. Entre nossas especialidades estão a Educação Infantil Internacional e o Ensino Fundamental 1 Bilíngue, com tudo que seus filhos precisam para se desenvolverem, tal como aconteceria em uma escola regular, porém, com a adição da imersão em inglês. Nosso corpo docente é composto por profissionais altamente qualificados e prontos para auxiliar crianças e adolescentes em cada etapa do aprendizado.

Entre em contato conosco e comece já a preparar o futuro do seu filho com métodos internacionalmente consagrados.

Visite nossa escola e surpreenda-se. Na Tots & Teens o resultado começa no primeiro dia de aula. 

Um forte abraço, muito sucesso e até logo!


Cristina Müller

Cristina Müller

Diretora da Escola Tots & Teens, pedagoga por profissão e educadora por opção. Psicopedagoga e gestora escolar aficionada pela educação bilíngue, atualmente busca ajuda na neurociência para desvendar os mistérios de como o cérebro aprende.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram
×