Seja para preparar seus filhos para o calendário estrangeiro, planejar uma viagem com a família e aproveitar uma dessas datas, conhecê-las é fundamental. Comemorações são oportunidades festivas, tanto para os nativos quanto para estrangeiros. E tem mais: as celebrações apresentam uma grande riqueza cultural.
Aqui na Tots & Teens, por exemplo, levamos o aspecto cultural e as comemorações dessas datas a sério. As crianças trabalham juntas em criações fantásticas que decoram o ambiente e promovem ainda mais imersão. Ajudamos a desmistificar alguns conceitos, mostrando as origens e a verdadeira alma por trás das celebrações, sem intervir de forma política ou religiosa de forma alguma.
De janeiro a dezembro são muitas oportunidades para conhecer mais sobre a cultura dos Estados Unidos e diversão não falta. Citar cada uma das datas comemorativas tornaria este artigo bastante longo, portanto, focaremos nas mais importantes!
É hora de conhecer mais sobre a cultura e celebrações estrangeiras!
Quais são as principais datas comemorativas americanas e Britânicas?
Nos Estados Unidos, as datas mais importantes são:
Black History Month (fevereiro nos Estados Unidos e outubro no Reino Unido)
Valentine’s Day (14 de fevereiro)
St. Patrick’s Day (17 de março)
Memorial Day (última segunda de maio)
Independence Day (4 de julho)
Labor Day (primeira segunda de setembro)
Columbus Day (2ª segunda de outubro
Remembrance Day (11 de novembro)
Veterans Day (11 de novembro)
Thanksgiving (última quinta de novembro)
Christmas (25 de dezembro)
New Year’s Eve (31 de dezembro)
E ainda existem as datas festivas, incluindo algumas que não são feriados, mas ainda assim apresentam celebração por parte dos americanos.
• Valentine’s Day (14 de fevereiro)
É o equivalente ao nosso dia dos namorados, mas não apenas isso. É um dia onde se comemora o amor e a amizade. O seu “Valentine” não precisa ser alguém por quem você é apaixonado, mas sim alguém que você considera muito especial. O significado romântico existe, mas não é o único!
• Páscoa (acontece entre 22 de março e 25 de abril)
Diferentemente do Brasil, apresenta desfiles coloridos por todo o país. As crianças procuram ovos decorados juntas e em New Orleans ainda existe um equivalente ao nosso carnaval, o Mardi Gras, com uma grande influência do Jazz no lugar do Samba brasileiro.
• Halloween (31 de outubro)
O Halloween é como um segundo Natal nos EUA (no sentido de ser aderido por boa parte do povo estadunidense e em nível de celebração). As crianças se vestem de personagens famosos e monstros, desfilam nas ruas e pedem doces nas casas. Os adultos vão a festas temáticas e se divertem também.
• Thanksgiving (última quinta-feira de novembro)
Um feriado muito importante e até mais significativo que o Natal para os estadunidenses. É celebrado com desfiles, tortas, refeições em famílias e amigos e popularmente conhecido por agradecer pelos bons momentos.
• Natal: (25 de dezembro)
A festa mais mágica e bonita do ano todo. As lojas e ruas ficam decoradas e cheias de luzes para receber essa data tão especial. Canções Natalinas e corais podem ser vistos em várias regiões do país.
• New Year’s Eve (31 de dezembro)
É a véspera do ano novo. Esse é um momento de festejar e comemorar o término de mais um ano e o início de um novo. Festas em bares, casas e até mesmo nas ruas tomam o país. Destaque para o final de ano na Times Square, em New York, onde a contagem regressiva e a festa são um verdadeiro espetáculo.
Datas comemorativas americanas e britânicas que as crianças devem conhecer e entender
Além das amadas festividades, é preciso conhecer a importância dos feriados nacionais, como o Independence Day (4 de julho) e o Martin Luther King’s Day (terceira segunda de janeiro).
Começando pelo Independence Day: essa é uma das principais datas comemorativas americanas. O Dia da Independência é celebrado com desfiles, fogos de artifício e muita festa para destacar a liberdade americana. A Independência Americana foi declarada em 4 de julho de 1776 e, desde então, essa tem sido uma data muito importante para os cidadãos, destacando o patriotismo, a democracia e a liberdade.
O Martin Luther King’s Day é uma importante data para os americanos. A luta de Martin contra a discriminação racial nos Estados Unidos foi um marco para todas as gerações que seguiram. Um brilhante líder, ele não apenas reivindicou salários e postos de trabalho justos para a população negra, mas também defendeu direitos das mulheres e foi veementemente contra a Guerra do Vietnã.
Ao combater a segregação racial e pregar pela união dos cidadãos, conquistou o respeito de muitos americanos e sua trajetória em vida e legado foram suficientes para que ele ganhasse um feriado com seu nome.
Faz parte do mês da Consciência Negra, que é comemorado em Novembro nos EUA, enquanto no Reino Unido, é celebrado em fevereiro.
Columbus Day é a data em que se comemora a chegada de Cristóvão Colombo à América. Há um lindo desfile na 5th Avenue, em New York, pela manhã e outras atividades imperdíveis acontecem na Grande Maçã durante todo o dia.
O Veterans Day é uma data criada para honrar as pessoas que serviram às Forças Armadas. Os militares são vistos com muito respeito no país, independentemente de controvérsias em governos e guerras anteriores. Como pessoas que serviram ao seu país, estes são considerados indivíduos altamente honrados.
O Memorial Day, por outro lado, é o feriado onde se honra os militares que morreram em combate defendendo seu país.
O Remembrance Day é destinado à memória dos soldados aliados que lutaram na Primeira Guerra Mundial. A guerra terminou às 11 horas do dia 11 de novembro de 1918.
As datas comemorativas britânicas são igualmente exploradas, principalmente as equivalentes, onde esclarecemos os diferenciais e peculiaridades de acordo com cada país.
As datas brasileiras também ganham o seu devido reconhecimento!
Celebrar essas datas é muito importante para desenvolver um senso cultural na criança, que vai além das comemorações que ela já conhece no seu país de origem. E claro, como não poderia deixar de ser, também abordamos datas brasileiras com toda sua importância.
O Carnaval, a Páscoa, o Dia do Índio, o Dia do Descobrimento, o Dia do Trabalho, A Festa Junina, o Dia da Proclamação da República, o Dia da Árvore e o Dia da Consciência Negra são algumas das datas que celebramos na escola, sempre abordando os motivos por trás da comemoração e o que isso significa principalmente, para os grupos representados pelas datas. Essa diversidade cultural ajuda a criança a expandir os horizontes e enxergar muito além da própria história, gerando uma poderosa bagagem para o futuro.
Incentivamos alunos de diferentes nacionalidades a colaborarem conosco e contarem sobre datas comemorativas importantes para sua cultura e país, o que permite que nossos alunos interajam entre si e aprendam a conhecer e respeitar as diferenças desde cedo.
Escola é assim: muito mais do que ensinar uma nova matéria, um novo idioma. É um ambiente de crescimento, de formação de caráter, onde deixamos os alunos se desenvolverem livres de influências ideológicas, religiosas ou políticas.
Convidamos você, responsável, familiar, mãe ou pai a conhecer nossa escola e participar do ambiente de estudos. Traga seu filho, sinta o ambiente e descubra que alegria, bem-estar, educação e diversão se completam todo dia!
Somos uma escola internacional para crianças e jovens em São Paulo. Entre nossas especialidades estão a Educação Infantil Internacional e o Ensino Fundamental 1 Bilíngue, com tudo que seus filhos precisam para se desenvolverem, tal como aconteceria em uma escola regular, porém, com a adição da imersão em inglês. Nosso corpo docente é composto por profissionais altamente qualificados e prontos para auxiliar crianças e adolescentes em cada etapa do aprendizado.
Entre em contato conosco e comece já a preparar o futuro do seu filho com métodos internacionalmente consagrados.
Visite nossa escola e surpreenda-se. Na Tots & Teens o resultado começa no primeiro dia de aula.
Um forte abraço, muito sucesso e até logo!
Diretora da Escola Tots & Teens, pedagoga por profissão e educadora por opção. Psicopedagoga e gestora escolar aficionada pela educação bilíngue, atualmente busca ajuda na neurociência para desvendar os mistérios de como o cérebro aprende.