A escolha da escola é muito importante para garantir o desenvolvimento da criança e mantê-la saudável, com acesso a educação de qualidade.
Já falamos aqui sobre a importância da ludicidade infantil, do impacto do teatro e da música na infância e de vários outros temas que estão intimamente relacionados ao trabalho conjunto de educadores e pais em prol do crescimento da criança. Esses elementos, por si só, já são indispensáveis, e devem ser considerados quando você buscar uma escola para seus filhos.
Porém, existem outros. O que você gostaria de encontrar em uma escola? Que tipo de ensino você deseja que seus filhos recebam?
É sobre isso que falaremos hoje, para que você possa comparar as qualidades e vantagens das escolas em relação ao que espera para a educação das crianças.
O que mais importa na escolha da escola ideal para seus filhos?
Bom, novamente, é algo que depende muito das suas expectativas e do tipo de educação que você busca para as crianças. A nossa recomendação, como educadores, é que o ensino escolhido seja capaz de mostrar algumas das infinitas possibilidades que a criança possui.
Veja, uma criança, desde pequena, apresenta algumas aptidões. Às vezes, os pais, família e educadores valorizam e incentivam essas habilidades, que se tornam fundamentais para o futuro da criança, principalmente na escolha das profissões.
É importante saber identificar essas capacidades e mostrar formas para a criança se aprimorar, desde pequena. Então, anote aí o primeiro ponto a ser considerado:
A escola ideal deve possuir educadores altamente qualificados
Eles precisam ser capazes de identificar o perfil da criança e direcionar cuidados muito específicos, ao invés de simplesmente generalizar todas as atividades e atender “todo mundo de qualquer jeito”.
Não significa que a educação que funciona dessa forma seja ruim. Longe disso. Contudo, é um modelo mais fácil e muito replicado por aí, pois salas de aula cheias de alunos não dão muita margem para um ensino diferenciado, que contemple diferentes capacidades e desenvolva as aptidões dos alunos de forma individual e coletiva.
Salas de aula devem concentrar até 15 alunos
Pegando carona no ponto anterior, vem a segunda dica: escolha apenas escolas com salas de aula que possuem baixa concentração de alunos.
Não se trata só do espaço, que pode ser utilizado para comportar mais elementos lúdicos e diferenciados para o ensino, mas também do grau de atenção que os educadores podem dedicar a cada aluno. O ensino se torna muito mais dinâmico e imersivo.
Além disso, as capacidades sociais dos alunos são desenvolvidas e incentivadas em um maior grau, visto que há menos crianças na sala, o que permite que eles conversem mais entre si e se conheçam melhor. Quando há diferentes origens e culturas mescladas em um mesmo ambiente, o resultado é ainda mais fantástico.
Horizontes precisam ser expandidos sempre
O mundo é vasto. Existem diferentes pessoas, de diversas origens e múltiplas culturas prontas para interagir entre si. Não deve haver preconceito, julgamento ou indisposição. Somos, acima de tudo, humanos.
Uma sala de aula que permite a inclusão de pessoas da Ásia, África, Oceania, Europa e das Américas pode proporcionar momentos verdadeiramente maravilhosos para a educação e o crescimento dos alunos como pessoas.
Engana-se quem pensa que a infância é feita apenas de brincadeira. É durante o crescimento que a criança absorve valores, ideias e prepara-se para reproduzir o que pensa na sociedade. Não se trata de inserir um viés político ou manipular a forma da criança pensar, longe disso.
O crescimento saudável precisa incentivar os pequenos a pensarem por conta própria, a absorverem o conhecimento e analisarem de forma crítica. É claro que isso não acontece nas primeiras idades. Afinal, o senso crítico vai se desenvolvendo melhor ao final da infância. Contudo, mostrar para a criança que ela é capaz de pensar por si e que há um vasto mundo a ser explorado pode ser altamente benéfico para o seu desenvolvimento.
Isso permite que a criança cresça e se mantenha receptiva para aprender cada vez mais, não ignorando aquilo que desconhece, mas esforçando-se para conhecer tudo que a cerca de forma mais profunda. Isso permite a formação de opiniões concretas, embasadas, sem que sejam influenciadas pelo senso comum.
A brincadeira não pode ficar de fora na escolha da escola ideal
Brincar também é aprender, e as crianças têm energia de sobra para gastar. Por isso, espaços amplos, muito bem cuidados e com todos os dispositivos e orientação necessária para que as crianças se divirtam é fundamental.
Os pequenos devem se exercitar, manter-se saudáveis e se alimentarem muito bem. É papel dos pais garantir isso, mas também dos educadores. Afinal, os pequenos passam uma boa parte do dia na escola, principalmente no formato de ensino integral.
Responsabilidade Social também deve fazer parte do currículo escolar
Pode parecer um tema muito adulto e profundo, mas não é. Incentivar as crianças a praticarem o bem, compartilharem o amor, a compaixão e a boa vontade é fundamental.
Afinal, vivemos em uma sociedade, e a base para uma boa convivência está no respeito, na compreensão de que existem diferenças e na ajuda para aqueles que precisam.
Não se trata de abrir a carteira e distribuir dinheiro aos mais pobres. Mas, épocas como a Páscoa, o Natal, o Dia das Crianças e outras celebrações são fonte de extrema felicidade para os mais favorecidos, aqueles que possuem pais, um lar, uma boa educação e renda para manterem os costumes.
O que acontece com aqueles que não têm acesso a isso? Tristeza.
O mesmo pode ser dito para aqueles que estão lutando contra doenças terminais, como o câncer, por exemplo. Na mente da criança, não existe uma segregação social ou mesmo um conceito de que a vida é finita. Para eles, todos são iguais, humanos, e devem ser amados da mesma forma. Em algum momento, seja por conta da nossa educação, dos nossos costumes ou da criação, tendemos a nos esquecer desses detalhes. Portanto, é importante criar a consciência de que todos merecem uma chance de serem felizes, mesmo que por poucos momentos.
Distribuir chocolates para crianças necessitadas, doar brinquedos usados, uma roupa mais quentinha durante o inverno. Essas ações fazem toda a diferença.
Você encontra tudo isso e muito mais na Tots & Teens!
Somos uma escola internacional para crianças e jovens em São Paulo. Entre nossas especialidades estão a Educação Infantil Internacional e o Ensino Fundamental 1 Bilíngue, com tudo que seus filhos precisam para se desenvolverem, tal como aconteceria em uma escola regular, porém, com a adição da imersão em inglês. Nosso corpo docente é composto por profissionais altamente qualificados e prontos para auxiliar crianças e adolescentes em cada etapa do aprendizado.
Entre em contato conosco e comece já a preparar o futuro do seu filho com métodos internacionalmente consagrados.
Visite nossa escola e surpreenda-se. Na Tots & Teens o resultado começa no primeiro dia de aula.
Um forte abraço, muito sucesso e até logo!
Diretora da Escola Tots & Teens, pedagoga por profissão e educadora por opção. Psicopedagoga e gestora escolar aficionada pela educação bilíngue, atualmente busca ajuda na neurociência para desvendar os mistérios de como o cérebro aprende.