Saber como desenvolver o pensamento crítico na educação é uma tarefa importante para todos os educadores, desde os primeiros anos dos alunos. Isso garante que nossas crianças passem a pensar por si próprias e a ponderar sobre as mais diversas situações.

É fácil ensinar sem desenvolver o pensamento crítico, especialmente para alunos com baixa escolaridade e origens mais humildes. Isso não significa que é o correto a se fazer. Pelo contrário, quando as aulas não dão margem para o desenvolvimento da consciência, do senso crítico e uma análise sobre as situações que são vividas,a criança passa a aceitar tudo que lhe é dito, sem cogitar outras possibilidades e resoluções alternativas para problemas e desafios. É como tapar os olhos do aluno e impedí-lo de ver o ambiente ao seu redor, o condenando a uma vida guiada apenas pelo que outros dizem ser o certo.

Por isso, aqui na Tots & Teens, trabalhamos para desenvolver o pensamento crítico desde as primeiras idades. Mas, como isso funciona, e qual a importância da sua participação nesse processo?

Meninas dentro de uma sala de aula com máscaras se cumprimentando com o cotovelo devido ao covid-19

Pensamento Crítico na Educação – como funciona?

Ao contrário do que pode parecer, o desenvolvimento do pensamento crítico em sala de aula não é tão complexo. Isso porque estamos falando de um processo contínuo, que se estende ao longo das aulas e conteúdos apresentados. Qualquer aula serve como um ambiente para a criação do pensamento crítico.

Demonstrando a importância da discussão

O professor sempre consulta o que os alunos pensam a respeito de determinadas informações. Quantas versões de uma mesma história existem? Qual é a considerada oficial, e por quê? Sempre encorajamos nossos estudantes a dissertarem sobre os assuntos abordados. Essas questões são levantadas no momento certo e ajudam a construir um senso crítico em um ambiente de discussão saudável.

Criando espaço e segurança

Opiniões não são julgadas, elas são respeitadas e lapidadas. Nosso trabalho, como educadores, é garantir que os alunos tenham um espaço para se expressar, bem que se sintam confortáveis para fazer isso. Afinal, o pensamento crítico vai sendo construído com o passar do tempo. O que um aluno pensa hoje certamente será diferente de como ele verá o mesmo tema amanhã.

Oferecendo embasamento para a discussão

O senso crítico se baseia em fatos. Por isso, é preciso fornecer informações legítimas, de fontes confiáveis para que os temas sejam discutidos. Livros e acontecimentos são bons começos para uma discussão, vídeos e outras mídias também são encorajadas, a depender da idade dos alunos e da maturidade da sala em relação ao assunto abordado e do momento.

Meninas dentro da sala de aula presentando atenção na aula

Falando a língua dos alunos

Por falar em momento, essa é uma parte muito importante do pensamento crítico na educação. É preciso respeitar o tempo dos alunos e o seu desenvolvimento. Eles irão tratar os assuntos à sua maneira, de acordo com sua experiência de vida. Portanto, é irreal cobrar uma análise profunda de uma criança de seis anos, por exemplo. É importante, porém, colaborar para que o pensamento crítico se desenvolva cada vez mais, para que o aluno olhe para trás e enxergue novas perspectivas sobre um assunto que já tratou.

É fundamental utilizar a linguagem dos alunos para que eles compreendam do que se trata e utilizar referências do seu universo. Isso ajuda a conectar a educação às demais áreas da vida, especialmente nos primeiros anos, gerando mais interesse pelo saber. Funciona da mesma forma que em casa, quando os pais utilizam elementos de conhecimento da criança, hábitos e diversão para ensinar algo que será valioso.

Aulas diversificadas e com uma abordagem dinâmica

Não dá para falar sobre desenvolvimento do pensamento crítico sem mencionar a necessidade de variar a abordagem utilizada e os modelos de aulas. Simplesmente submeter o aluno, independentemente da sua idade, a textos, livros e conteúdos cansativos não funciona. Pode até ser que, a depender do aluno, no começo isso tenha algum efeito, mas, a longo prazo, é inviável.

Dessa forma, os educadores precisam se renovar constantemente, encontrando novas formas de transmitir o conhecimento, com muita criatividade para desenvolver as aulas. De brincadeiras a conteúdos mais sérios, o pensamento crítico pode ser desenvolvido, agregando muito à vida do aluno desde o primeiro dia.

Conheça a Tots & Teens

Na Tots & Teens, desenvolvemos nossos alunos para que eles possam realizar seus sonhos e alcançar seus objetivos. Mais que isso, desde pequenos, os ajudamos a compreender seu papel, seus direitos e deveres. A história de seu país, as diferenças culturais mundo afora, o respeito, o carinho e a amizade.

Acreditamos que cada experiência colabora para uma bagagem cultural mais rica e benéfica para o presente e futuro das nossas crianças e adolescentes.

Somos uma escola internacional para crianças e jovens em São Paulo. Entre nossas especialidades estão a Educação Infantil Internacional e o Ensino Fundamental 1 Bilíngue, com tudo que seus filhos precisam para se desenvolverem, tal como aconteceria em uma escola regular, porém, com a adição da imersão em inglês. Nosso corpo docente é composto por profissionais altamente qualificados e prontos para auxiliar crianças e adolescentes em cada etapa do aprendizado, além de necessidades sociais.

Entre em contato conosco e comece já a preparar o futuro do seu filho com métodos internacionalmente consagrados.

Visite nossa escola e surpreenda-se. Na Tots & Teens o resultado começa no primeiro dia de aula. 


Cristina Müller

Cristina Müller

Diretora da Escola Tots & Teens, pedagoga por profissão e educadora por opção. Psicopedagoga e gestora escolar aficionada pela educação bilíngue, atualmente busca ajuda na neurociência para desvendar os mistérios de como o cérebro aprende.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram
×