A autoavaliação do aluno é uma parte fundamental do processo de aprendizagem, tanto para os alunos quanto para os responsáveis e educadores. Todos só têm a ganhar com a adoção dessa importante etapa.

Estamos acostumados a receber elogios, críticas e sugestões de terceiros. Muitas vezes, pautamos nossas rotinas e objetivos com base naquilo que esperam ou um dia já esperaram de nós. Quantas vezes você pode dizer que parou para se autoavaliar neste ano?

Se você tiver o hábito de se autoavaliar, excelente. Está de parabéns. Esse processo ajuda o indivíduo a se compreender e se guiar de forma a respeitar o seu verdadeiro eu, seus desejos, pensamentos e objetivos. Claro, devemos levar em consideração tudo aquilo que está a nossa volta, incluindo as outras pessoas. Mas, o que pensam de nós é apenas uma parte do que realmente somos e com as crianças não é diferente.

O papel da autoavaliação do aluno

Mesmo na infância, uma criança pode ser avaliada de forma incorreta pelos seus responsáveis e educadores. Isso acontece porque o perfil de uma pessoa é bastante complexo e embora seja repleto de padrões, possui características que somente os olhares mais atentos, normalmente profissionais, podem perceber.

Conhecer o perfil do seu filho é fundamental para dar a ele a melhor educação. Existem crianças que se saem melhor com um determinado tipo de ensino, outras precisam de mais atividades físicas e aulas cinestésicas, ou seja, mais visuais ou táteis, por exemplo. Há, ainda, quem se dê melhor com arte, e assim por diante. Cada aluno é único e para ter seu potencial completamente desenvolvido, é preciso que todos entendam seu perfil.

menino negro com os braços cruzados pensando

Quem deve colaborar com esse processo

Pais ou responsáveis, educadores e o próprio aluno. É preciso que todos que convivem com a criança conheçam o perfil dela. Dessa maneira, os esforços para sua educação são melhor direcionados.

É normal que os pais não entendam de onde algumas crianças tiram tanta energia durante o dia. Aí observam os filhos de amigos, parentes ou vizinhos e se surpreendem com tamanha calmaria. Bem, cada criança é diferente e algumas condições familiares, psicológicas e fisiológicas podem mudar tudo! 

Professores e toda a equipe educacional precisam conhecer a situação da criança para adaptar as aulas e oferecer o melhor direcionamento, sem que qualquer aluno seja prejudicado.

E aí entra a autoavaliação do aluno também. A criança precisa se conhecer e entender suas necessidades; precisa aprender a se adaptar e a aceitar sugestões para que se desenvolva.

Autoavaliação na escola

Na escola, a autoavaliação do aluno pode acontecer ao término de cada bimestre. O aluno conhecerá suas notas e aprenderá a olhar para trás e investigar os comportamentos que levaram a esse resultado, seja ele positivo ou negativo.

O educador jamais apontará dedos ou lembrará de situações que possam gerar vergonha ou desconforto de qualquer espécie. A autoavaliação é de propriedade do aluno e será divulgada apenas ao professor, caso a criança permita.

Como funciona a autoavaliação do aluno fora da escola?

O processo de autoavaliação não deve envolver julgamentos por parte dos pais ou dos educadores. A própria criança aprenderá a analisar seus comportamentos e a se descrever de forma assertiva, colaborando para que os professores e pais conheçam mais sobre os hábitos da criança e a forma como ela se vê.

Duas meninas sentadas na cadeira fazendo autoavaliação em uma mesa

A autoavaliação, aliás, tem um papel bastante importante sobre o respeito. Com ela, todos passarão a conhecer como a criança se vê e os pais precisam respeitar e entender essa visão. 

Através desse processo, é possível investigar possíveis sinais de uma autoestima baixa ou problemas psicológicos. A criança que se descreve e avalia de forma inferior, que frequentemente cita “imperfeições” e está sempre se comparando aos outros precisa de uma atenção extra. É possível que ela desenvolva algum tipo de dependência emocional ou problemas ainda mais graves no futuro. Conhecer essa visão que a criança possui sobre si permite uma intervenção ou direcionamento  antes que essas situações se desenvolvam.

Conheça a Tots & Teens

Na Tots & Teens, desenvolvemos nossos alunos para que eles possam realizar seus sonhos e alcançar seus objetivos. Mais que isso, desde pequeno, os ajudamos a compreender seu papel, seus direitos e deveres, bem como a praticarem a autoavaliação. A história de seu país, as diferenças culturais mundo afora, o respeito, o carinho e a amizade.

Acreditamos que cada experiência colabora para uma bagagem cultural mais rica e benéfica para o presente e futuro das nossas crianças e adolescentes.

Somos uma escola internacional para crianças e jovens em São Paulo. Entre nossas especialidades estão a Educação Infantil Internacional e o Ensino Fundamental 1 Bilíngue, com tudo que seus filhos precisam para se desenvolverem, tal como aconteceria em uma escola regular, porém, com a adição da imersão em inglês. Nosso corpo docente é composto por profissionais altamente qualificados e prontos para auxiliar crianças e adolescentes em cada etapa do aprendizado, além de necessidades sociais.

Entre em contato conosco e comece já a preparar o futuro do seu filho com métodos internacionalmente consagrados.

Visite nossa escola e surpreenda-se. Na Tots & Teens o resultado começa no primeiro dia de aula. 


Cristina Müller

Cristina Müller

Diretora da Escola Tots & Teens, pedagoga por profissão e educadora por opção. Psicopedagoga e gestora escolar aficionada pela educação bilíngue, atualmente busca ajuda na neurociência para desvendar os mistérios de como o cérebro aprende.

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