Aprender algo, mas não saber como colocar em prática é bastante comum, principalmente durante a educação na infância e na adolescência. São muitos os conhecimentos adquiridos, mas nem sempre existe a oportunidade para praticá-los.

Normalmente, escutamos que na faculdade as coisas são diferentes. Lá, unimos a teoria e a prática em diferentes projetos. É verdade, mas essa mudança drástica no ensino gera certa estranheza, principalmente para alunos que não tiveram acesso a uma educação que fortalecesse a parte prática da aprendizagem. Afinal, fazer também é aprender!

O que é a aprendizagem baseada em projetos?

Também conhecida como PBL, ou Project Based Learning, a Aprendizagem Baseada em Projetos é uma forma diferente de aprender, onde o fazer é uma constante.

É uma forma de aprendizagem que une prática e teoria em diversos contextos, explorando a comunicação entre o professor e os alunos, a interação e impulsionando novas descobertas.

Aprender sem praticar é, digamos assim, algo bastante limitado. O limite do aluno é o texto ou a mídia em que o conhecimento está sendo transmitido. Ele não terá nenhuma opinião formada a respeito do assunto com base em uma experiência pessoal, a menos que já tenha passado por algo similar no passado. Quando falamos de crianças, a chance de haver qualquer comparação com experiências passadas é praticamente nula.

Por isso, a aprendizagem baseada em projetos é especialmente eficaz. Ela garante que o aluno compreenda a informação que está sendo transmitida e experimente os ensinamentos obtidos de forma prática, podendo complementar o que aprendeu com suas próprias descobertas.

Em outras palavras, é um ensino rico, focado na experiência e na imersão das atividades.

Um ensino colaborativo e mais independente

Enquanto o ensino regular funciona de forma 100% direcionada e linear, onde o aluno tem de aguardar o professor terminar de dar as instruções para começar uma atividade e os conhecimentos são limitados ao que está sendo dito em sala, a aprendizagem baseada em projetos é cíclica e em etapas.

criancas aprendendo sobre a natureza em aula no campo

Um projeto não é concluído em uma hora ou duas. É algo que leva tempo e que é construído por vários alunos. Os alunos colaboram com o conhecimento, pois precisam ir além do que é dito em sala, a fim de obterem os resultados esperados. Eles precisam explorar maneiras de chegar a esses resultados e isso costuma trazer experiências incríveis.

Nem todos são bons na mesma coisa. Na infância, vamos descobrindo nossas aptidões aos poucos e é durante projetos que podemos desenvolver nossas habilidades e descobrir maneiras diferentes de chegar aos resultados.

E está tudo bem. A diversidade no aprendizado é algo muito bem-vindo por todo o corpo docente. É um enorme prazer para o professor ver o aluno começar a dar os próprios passos e se tornar cada vez mais pensante, questionando até mesmo os próprios conhecimentos.

“Será que isso está certo?” “Eu poderia chegar a este resultado de outra maneira?”

Essas são perguntas que fazem parte do aprendizado dinâmico baseado nos projetos. E todos são bem-vindos para colaborar. Sempre há espaço.

As competências trabalhadas são diversas. Os projetos têm como base as matérias aprendidas na escola e se somam à vida dos alunos, de forma a gerar uma imersão verdadeira, que tira o senso de obrigação da tarefa, levando o aluno a querer participar daquilo, pois será uma experiência única.

São exploradas diferentes capacidades sociais e cognitivas dos alunos durante todo o processo de aprendizagem.

As etapas da aprendizagem baseada em projetos

Como dito antes, a aprendizagem baseada em projetos é cíclica. Ela começa com um assunto que gera curiosidade e faz com que os alunos pensem. Há bastante diálogo e interação entre o aluno e o professor.

A seguir, vem o desafio. Os alunos terão que trabalhar juntos para cumpri-lo, seja pesquisando, criando algo novo… As possibilidades são muitas e, dependendo da idade dos alunos, requer um grau maior de acompanhamento por parte do professor durante as etapas seguintes.

criancas na aula de artes em uma escola bilingue

A próxima etapa é a pesquisa. É onde os alunos se juntarão para discutir as possibilidades e buscar informações que possam ajudá-los a desenvolver o trabalho proposto, cumprindo assim o desafio, que pode ser uma apresentação.

Ao final, o professor entrega o feedback, explicando aos alunos formas alternativas que eles poderiam ter utilizado para chegar no mesmo resultado, valorizando o trabalho realizado e apontando pontos que podem ser melhorados. É possível, ainda, solicitar que os alunos realizem as melhorias apontadas e desenvolvam o trabalho ainda mais em uma próxima ocasião. 

O que importa não é apenas a qualidade do trabalho, mas o que o aluno aprendeu com isso. Por isso a aprendizagem baseada em projetos é tão eficaz! É uma forma de desenvolver, apresentar e avaliar os diferentes conhecimentos que são obtidos.

Aqui na Tots & Teens, esse modelo de ensino é nosso padrão. Não nos contentamos com menos do que alunos completamente imersos no que estão aprendendo. Queremos que eles levem esse conteúdo para casa e para a sociedade da qual fazem parte.

Conheça a Tots & Teens!

A nossa escola é inclusiva,  com anos de experiência no atendimento de alunos com necessidades especiais, proporcionando o acompanhamento adaptado e individualizado que permite o desenvolvimento das potencialidades de todas as crianças.   

Somos uma escola internacional para crianças e jovens em São Paulo. Entre nossas especialidades estão a Educação Infantil Internacional e o Ensino Fundamental 1 Bilíngue, com tudo que seus filhos precisam para se desenvolverem, tal como aconteceria em uma escola regular, porém, com a adição da imersão em inglês. Nosso corpo docente é composto por profissionais altamente qualificados e prontos para auxiliar crianças e adolescentes em cada etapa do aprendizado, além de necessidades sociais.

Entre em contato conosco e comece já a preparar o futuro do seu filho com métodos internacionalmente consagrados.

Visite nossa escola e surpreenda-se. Na Tots & Teens o resultado começa no primeiro dia de aula. 

Um forte abraço, muito sucesso e até logo!


Cristina Müller

Cristina Müller

Diretora da Escola Tots & Teens, pedagoga por profissão e educadora por opção. Psicopedagoga e gestora escolar aficionada pela educação bilíngue, atualmente busca ajuda na neurociência para desvendar os mistérios de como o cérebro aprende.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram
×