Os benefícios de aprender inglês na infância são muitos, principalmente para os pais que desejam criar um futuro brilhante para seus filhos.

Quando somos adultos, é mais difícil absorver novos conteúdos com mesma desenvoltura de uma criança. Apesar de sermos programados para sempre aprendermos cada vez mais, é nos primeiros anos da vida que somos condicionados a fazer isso de uma forma constante e lúdica.

É justamente nessa idade que cada descoberta é uma maravilha diferente, um novo universo de possibilidades. Aprender as primeiras palavras permite que criemos nossos próprios dialetos, nossos “idiomas secretos”, que só nossos amigos sabem. E é aí que a sede por mais descobertas se intensifica.

Os benefícios de aprender inglês na infância incluem um aprendizado mais natural!

Esse é o momento ideal para introduzir a criança a um novo idioma, pois é a fase em que ela associa objetos a palavras recém-descobertas. Quando os adultos estudam inglês, o grande problema é o hábito de traduzir de um idioma para o outro. Porém, não existe tradução.

Palavras devem ser associadas ao seu significado real, sejam objetos ou situações, e não equivalentes em nosso idioma. Muitas expressões sequer possuem adaptações em português, e isso é bastante prejudicial para quem aprende baseado na tradução.

Idiomas são bem mais do que apenas uma língua, é um conjunto cultural completo, onde cada aspecto precisa ser aprendido para que o aluno adquira proficiência. A entonação ao falar, os gestos e contextos jamais serão os mesmos, ainda que a segunda língua seja próxima da nossa.

Um exemplo bem claro é o português de Portugal. Apesar de ser muito próximo do nosso idioma, possui diferenças consideráveis e, para muitos, é como se fosse uma língua completamente diferente – porque ela é!

Desenvolvimento melhorado

De acordo com um estudo realizado pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, aos dois anos de idade, o cérebro alcança o pico máximo de sua atividade, sendo possível estabelecer até 700 novas conexões neuronais por segundo.

• Ao contrário do que acontece com os adultos, por exemplo, a criança não sofre de confusão ao aprender um novo idioma. Na verdade, as suas capacidades cognitivas são melhor desenvolvidas.

• Quando as aulas são lúdicas e ministradas de forma a respeitar o desenvolvimento da criança, levando imersão e naturalidade para a sala de aula, o aprendizado flui da mesma forma que acontece com a língua materna. 

Metodologias reconhecidas internacionalmente e consagradas para o ensino de inglês infantil fazem a diferença. Aulas de escolas de idiomas convencionais que, normalmente, têm 2 horas semanais não são adequadas para o aprendizado.

• Aspectos como atenção e memória são reforçados, pois a criança é constantemente desafiada a trazer à tona o que aprendeu e utilizar esses conhecimentos nas mais diversas situações.

Essa prática também colabora para que o raciocínio se torne cada vez mais rápido enquanto a criança precisa se relacionar com os amiguinhos, o que também colabora para a perda da timidez.

Essa também é uma excelente oportunidade para desenvolver o senso de colaboração e coletividade para as crianças.

Isso por si só já permite um desenvolvimento muito mais rápido para a criança, que aprende a interagir em sociedade desde cedo.

A Tots & Teens é uma escola internacional infantil em São Paulo. Entre nossas especialidades estão a Educação Infantil Internacional e o Ensino Fundamental 1 Bilíngue, com tudo que seus filhos precisam para se desenvolverem, tal como aconteceria em uma escola regular, porém, com a adição da imersão em inglês. Nosso corpo docente é composto por profissionais altamente qualificados e prontos para auxiliar crianças em cada etapa do aprendizado.

Entre em contato conosco e comece já a preparar o futuro do seu filho com métodos internacionalmente consagrados para ensinar crianças e adolescentes.

Visite nossa escola e surpreenda-se. Na Tots & Teens o resultado começa no primeiro dia de aula. 

Um forte abraço, muito sucesso e até logo! 


Cristina Müller

Cristina Müller

Diretora da Escola Tots & Teens, pedagoga por profissão e educadora por opção. Psicopedagoga e gestora escolar aficionada pela educação bilíngue, atualmente busca ajuda na neurociência para desvendar os mistérios de como o cérebro aprende.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram
×