Você sabe o que são as emoções? Tem ideia de como exercer algum controle sobre elas? A alfabetização emocional é um processo importante, que deve começar na infância e que impacta o aprendizado ao longo de toda a vida.
Temos sentimentos e emoções, mas nem sempre somos capaz de compreender o que isso significa e o seu impacto no dia a dia. Claro, há aquelas manhãs em que sentimos a vontade de permanecer na cama, dias em que somos menos produtivos, onde estamos irritados, e muitas vezes sequer sabemos o porquê.
Isso também acontece com as crianças. Os pequenos têm suas próprias expectativas e frustrações e eles têm ainda menos chances de entenderem pelo que estão passando. O grande “x” da questão está no fato de que uma eventual instabilidade emocional poderá afetar no desempenho escolar, desencadear situações complicadas, traumas e outros reflexos que se estendem pelo resto da vida.
É o processo de reconhecer emoções e sentimentos, entender seu impacto na rotina e como mantê-los sob controle, começando pelo âmbito escolar.
Não se deve confundir a alfabetização emocional com a supressão de emoções e sentimentos. Esse não é o objetivo! Alfabetizar tem relação com ensinar e a ideia é justamente essa: aprender mais sobre os próprios sentimentos, emoções e seu significado. De onde tudo isso vem? Como isso me afeta? O que devo fazer a respeito?
Essas perguntas precisam ser respondidas desde cedo, especialmente em relação à escola. O aluno vê no ambiente escolar suas primeiras interações com outras crianças e adultos e precisa entender como se sente em relação a todas essas novidades.
Essa alfabetização emocional deve vir de casa, precisa estar presente na sala de aula e, preferencialmente, receber acompanhamento profissional.
Os pais mais conscientes e modernos estão atentos à necessidade do acompanhamento psicológico, mesmo quando tudo parece estar bem, mas ainda há muitas crianças pelo Brasil (e no mundo) que crescem com uma compreensão limitada sobre o que estão sentindo, se suas emoções são normais, se devem mostrá-las ou suprimi-las, entre outras dúvidas.
Esse “descaso” com as emoções marcou as últimas gerações, mas voltou a ganhar a atenção nas mais diversas faixas etárias, dada a incidência dos desafios socioemocionais e doenças da mente. Em muitos casos, não chega a ser algo proposital. Muitos de nós foram ensinados a “resolver problemas” e deixar as emoções de lado, sem saber que a instabilidade emocional em si é um problema.
Os pais que não sabem lidar com as emoções da criança devem buscar um psicólogo e participar ativamente do processo. E isso não depende de um acontecimento ruim ou um trauma, o acompanhamento psicológico pode ser buscado mesmo quando “tudo está bem”.
Sim, é preciso acompanhar o desenvolvimento emocional da criança e garantir que ela tenha o suporte necessário para se manter estável e superar seus próprios desafios, compreender suas necessidades e não sentir-se estranha em meio às outras pessoas. Da mesma forma que o aprendizado acontece de forma individual, cada um possui suas próprias emoções e sentimentos.
Porque é através dela que os alunos podem conquistar o equilíbrio emocional desde as primeiras idades. Experiências que, em outra ocasião, seriam traumáticas, passam a ser vistas sob outra perspectiva, facilitando a superação de desafios e o desenvolvimento pessoal e social.
Quando a criança não se sente bem consigo mesma, ela não terá um bom desempenho escolar. Por algum motivo, ela se sentirá deslocada do ambiente educacional, não terá muitos colegas e poderá apresentar baixo rendimento.
Não dá para esperar que a criança supere esse desafio por conta própria, porque nem todos são capazes de fazê-lo, e mesmo quando conseguem, correm o risco de carregar algum trauma para o resto da vida. Daí a importância da prevenção através da alfabetização emocional.
• Possibilita entender as emoções e sentimentos;
• Auxilia na identificação de emoções e sentimentos em outras pessoas;
• Ajuda a identificar casos de desempenho emocional pobre;
• Desenvolve a tolerância a frustrações do dia a dia;
• Permite classificar emoções e modular o nível de emocionalidade;
• Previne o consumo de substâncias que aliviam as pressões diárias e que modificam as emoções – isso inclui drogas e remédios;
• Evita o desenvolvimento de comportamentos de riscos;
• Facilita o desenvolvimento da resiliência;
• Ajuda a prevenir conflitos interpessoais;
• Possibilita uma atitude mais positiva diante da vida como um todo.
É claro que nem tudo ficará claro de imediato para uma criança. Mas é preciso entender que a alfabetização emocional não se limita a uma faixa etária. É possível se envolver nesse processo em qualquer idade, buscando uma melhoria na qualidade de vida e no desenvolvimento de qualquer projeto, seja ele pessoal, educacional ou profissional.
Portanto, pais e filhos precisam participar desse processo contínuo de aprendizagem emocional. Assim, a relação flui melhor, ganha um senso maior de cumplicidade e possibilita um desenvolvimento bem mais tranquilo.
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