Pais e professores são fundamentais para o desenvolvimento de um aluno, seja ele criança ou adolescente. O ambiente de aprendizado é compartilhado entre casa e escola e se estende a todo e qualquer local que uma criança frequenta, especialmente os mais jovens. Crianças estão sempre aprendendo algo novo e, por isso, é importante garantir que elas recebam as ferramentas certas para se desenvolver.
Criar a sensação de que o ambiente de aprendizado se limita à sala de aula significa cercear o próprio aluno. Tanto pais quanto professores exercem papéis importantes na educação, a sua própria maneira, e quanto mais as partes se relacionam, mais podem colaborar para o desenvolvimento da criança de forma plena.
Os benefícios da relação entre pais e professores são:
• Maior conforto para o aluno interagir em aula;
• Uma educação mais uniforme;
• Extensão do que é aprendido em casa e na escola;
• Um relacionamento mais saudável e educativo entre pais e filhos;
• Acompanhamento da educação dos filhos;
• Maior compreensão da realidade do aluno e suas referências por parte dos educadores.
Tudo isso faz uma diferença gigantesca durante as aulas. Quando os educadores compreendem as origens do aluno, suas referências culturais e educacionais, suas dificuldades e até traumas, fica mais fácil conduzir a aula da maneira mais confortável possível para o aluno. Isso não significa que as aulas serão um passeio no parque. Afinal, o aprendizado depende também do desafio! Mas, é importante que o aluno, seja ele criança ou adolescente, sinta-se confortável e abraçado pela escola. Caso contrário, poderá criar bloqueios ou conectar as novas experiências a traumas do passado, prejudicando seu próprio desenvolvimento.
É importante compreender porque um relacionamento cada vez mais próximo entre pais e professores se mostra benéfico durante o aprendizado. Caminhar rumo a essa realidade fará uma grande diferença, tanto para a criança quanto para a sociedade como um todo.
Quer um exemplo? Existem inúmeros pais por todo o Brasil que sequer acompanham a vida escolar dos filhos. Seja pela própria falta de escolaridade, por falta de tempo ou quaisquer outros motivos, a criança fica limitada a tirar suas dúvidas com o professor dentro da sala de aula. O problema é que, para alguns alunos, isso nem sempre é possível, seja por vergonha ou insegurança. Os responsáveis pela criança devem colaborar com sua educação, mesmo que não compreendam um assunto a fundo. Prestar assistência e incentivar a criança a perguntar em sala, tirar suas dúvidas e jamais ter vergonha de quem é se faz indispensável desde o começo da vida escolar.
Como professores, incentivamos a criança a ser livre e expressar suas próprias opiniões e questionamentos. Mas, o professor é uma figura escolar, está conectada a esse ambiente, enquanto os pais estão presentes ao longo de toda a vida. Eles são a primeira camada de segurança na vida do aluno e sua primeira fonte de conhecimento. É a eles que as primeiras perguntas são direcionadas, os primeiros questionamentos e até mesmo reclamações. O pai e a mãe devem estabelecer essa relação de cumplicidade com a criança desde seus primeiros anos, inspirando parceria, segurança e confiança.
Quando não existe esse exemplo de parceria dentro de casa, a criança dificilmente irá sentir-se confiante o bastante para ser livremente sincera com seu professor. Poderá guardar dúvidas e questionamentos para si, o que prejudica bastante a aprendizagem, além de colaborar para o desenvolvimento de uma personalidade mais introvertida.
Escolas mais avançadas, que possuem experiência e contam com metodologias de ensino mais completas, oferecem diversas oportunidades para os pais participarem da educação dos filhos de maneira mais ativa. Muito além de reuniões de pais e mestres, é possível criar eventos e integrações para aproximar os responsáveis, educadores e alunos, promover bons momentos e quebrar aquele paradigma de que a escola é um local “fechado”, com aulas “engessadas” e limitado apenas aos alunos. Afinal, educação é algo que se constrói com o tempo, gera bagagem e depende de influências. Quem melhor para colaborar com isso senão os pais?
Por falar em cultura, aqui na Tots & Teens utilizamos a pluralidade em origens, etnias e nacionalidades para explorar a riqueza cultural das crianças, das suas influências paternas e maternas, de forma a criar experiências únicas durante as aulas. Cada um tem um pouquinho a adicionar em cada projeto e todos contribuem com seus próprios conhecimentos e habilidades. É muito legal quando os pais se dispõem a incentivar esse senso de colaboração e acompanham de perto o ensino dos alunos.
Com tantas diferenças reunidas, é fácil se preocupar com o que seu filho irá aprender. Mais um motivo para pais e professores se manterem sempre em comunicação.
No que tange à já citada preocupação, mais do que mostrar as diferenças, gostamos de explorar as similaridades. Sim, as características únicas de cada um dão um toque todo especial durante as aulas, mas é importante mostrar aos alunos e responsáveis que todas as crianças e jovens que estudam conosco são pessoas, compartilham ideais e aspirações parecidas e querem ver um mundo mais unido, cheio de amor, conhecimento e arte. O bilinguismo vai muito além do ensino de um novo idioma e carrega consigo toda a carga cultural do país de origem do idioma, enquanto nossos alunos adicionam sua própria bagagem cultural e tornam tudo mais dinâmico e pessoal.
Entendemos que os pais não desejam que os filhos recebam influências políticas, ideológicas ou religiosas. Sabemos que esse não é o papel da escola e, como educadores, vamos mostrando aos alunos o mundo e suas possibilidades, sem direcionar qualquer aspecto ideológico nos alunos. A relação entre pais e professores flui ainda melhor quando todos estão exclusivamente focados em desenvolver os conhecimentos dos alunos.
Acreditamos firmemente em tudo isso e ressaltamos que nosso objetivo é oferecer educação de qualidade, com muita dinâmica e riqueza cultural a todos nossos alunos, independentemente da idade. Ensinamos nossos jovens a cuidar melhor do planeta, a respeitarem os colegas e a exercerem seu papel como cidadãos desde cedo. Afinal, todos compartilhamos o mesmo mundo e, independentemente das visões e origens, precisamos praticar o respeito e amor ao próximo, não é mesmo?
Na Tots & Teens, desenvolvemos nossos alunos para que eles possam realizar seus sonhos e alcançar seus objetivos. Mais que isso, desde pequenos, os ajudamos a compreender seu papel, seus direitos e deveres.
Acreditamos que cada experiência colabora para uma bagagem cultural mais rica e benéfica para o presente e futuro das nossas crianças e adolescentes.
Somos uma escola internacional para crianças e jovens em São Paulo. Entre nossas especialidades estão a Educação Infantil Internacional e o Ensino Fundamental 1 Bilíngue, com tudo que seus filhos precisam para se desenvolverem, tal como aconteceria em uma escola regular, porém, com a adição da imersão em inglês. Nosso corpo docente é composto por profissionais altamente qualificados e prontos para auxiliar crianças e adolescentes em cada etapa do aprendizado, além de necessidades sociais.
Entre em contato conosco e comece já a preparar o futuro do seu filho com métodos internacionalmente consagrados.
Visite nossa escola e surpreenda-se. Na Tots & Teens o resultado começa no primeiro dia de aula.