Aprender algo, mas não saber como colocar em prática é bastante comum, principalmente durante a educação na infância e na adolescência. São muitos os conhecimentos adquiridos, mas nem sempre existe a oportunidade para praticá-los.
Normalmente, escutamos que na faculdade as coisas são diferentes. Lá, unimos a teoria e a prática em diferentes projetos. É verdade, mas essa mudança drástica no ensino gera certa estranheza, principalmente para alunos que não tiveram acesso a uma educação que fortalecesse a parte prática da aprendizagem. Afinal, fazer também é aprender!
Também conhecida como PBL, ou Project Based Learning, a Aprendizagem Baseada em Projetos é uma forma diferente de aprender, onde o fazer é uma constante.
É uma forma de aprendizagem que une prática e teoria em diversos contextos, explorando a comunicação entre o professor e os alunos, a interação e impulsionando novas descobertas.
Aprender sem praticar é, digamos assim, algo bastante limitado. O limite do aluno é o texto ou a mídia em que o conhecimento está sendo transmitido. Ele não terá nenhuma opinião formada a respeito do assunto com base em uma experiência pessoal, a menos que já tenha passado por algo similar no passado. Quando falamos de crianças, a chance de haver qualquer comparação com experiências passadas é praticamente nula.
Por isso, a aprendizagem baseada em projetos é especialmente eficaz. Ela garante que o aluno compreenda a informação que está sendo transmitida e experimente os ensinamentos obtidos de forma prática, podendo complementar o que aprendeu com suas próprias descobertas.
Em outras palavras, é um ensino rico, focado na experiência e na imersão das atividades.
Enquanto o ensino regular funciona de forma 100% direcionada e linear, onde o aluno tem de aguardar o professor terminar de dar as instruções para começar uma atividade e os conhecimentos são limitados ao que está sendo dito em sala, a aprendizagem baseada em projetos é cíclica e em etapas.
Um projeto não é concluído em uma hora ou duas. É algo que leva tempo e que é construído por vários alunos. Os alunos colaboram com o conhecimento, pois precisam ir além do que é dito em sala, a fim de obterem os resultados esperados. Eles precisam explorar maneiras de chegar a esses resultados e isso costuma trazer experiências incríveis.
Nem todos são bons na mesma coisa. Na infância, vamos descobrindo nossas aptidões aos poucos e é durante projetos que podemos desenvolver nossas habilidades e descobrir maneiras diferentes de chegar aos resultados.
E está tudo bem. A diversidade no aprendizado é algo muito bem-vindo por todo o corpo docente. É um enorme prazer para o professor ver o aluno começar a dar os próprios passos e se tornar cada vez mais pensante, questionando até mesmo os próprios conhecimentos.
“Será que isso está certo?” “Eu poderia chegar a este resultado de outra maneira?”
Essas são perguntas que fazem parte do aprendizado dinâmico baseado nos projetos. E todos são bem-vindos para colaborar. Sempre há espaço.
As competências trabalhadas são diversas. Os projetos têm como base as matérias aprendidas na escola e se somam à vida dos alunos, de forma a gerar uma imersão verdadeira, que tira o senso de obrigação da tarefa, levando o aluno a querer participar daquilo, pois será uma experiência única.
São exploradas diferentes capacidades sociais e cognitivas dos alunos durante todo o processo de aprendizagem.
Como dito antes, a aprendizagem baseada em projetos é cíclica. Ela começa com um assunto que gera curiosidade e faz com que os alunos pensem. Há bastante diálogo e interação entre o aluno e o professor.
A seguir, vem o desafio. Os alunos terão que trabalhar juntos para cumpri-lo, seja pesquisando, criando algo novo… As possibilidades são muitas e, dependendo da idade dos alunos, requer um grau maior de acompanhamento por parte do professor durante as etapas seguintes.
A próxima etapa é a pesquisa. É onde os alunos se juntarão para discutir as possibilidades e buscar informações que possam ajudá-los a desenvolver o trabalho proposto, cumprindo assim o desafio, que pode ser uma apresentação.
Ao final, o professor entrega o feedback, explicando aos alunos formas alternativas que eles poderiam ter utilizado para chegar no mesmo resultado, valorizando o trabalho realizado e apontando pontos que podem ser melhorados. É possível, ainda, solicitar que os alunos realizem as melhorias apontadas e desenvolvam o trabalho ainda mais em uma próxima ocasião.
O que importa não é apenas a qualidade do trabalho, mas o que o aluno aprendeu com isso. Por isso a aprendizagem baseada em projetos é tão eficaz! É uma forma de desenvolver, apresentar e avaliar os diferentes conhecimentos que são obtidos.
Aqui na Tots & Teens, esse modelo de ensino é nosso padrão. Não nos contentamos com menos do que alunos completamente imersos no que estão aprendendo. Queremos que eles levem esse conteúdo para casa e para a sociedade da qual fazem parte.
A nossa escola é inclusiva, com anos de experiência no atendimento de alunos com necessidades especiais, proporcionando o acompanhamento adaptado e individualizado que permite o desenvolvimento das potencialidades de todas as crianças.
Somos uma escola internacional para crianças e jovens em São Paulo. Entre nossas especialidades estão a Educação Infantil Internacional e o Ensino Fundamental 1 Bilíngue, com tudo que seus filhos precisam para se desenvolverem, tal como aconteceria em uma escola regular, porém, com a adição da imersão em inglês. Nosso corpo docente é composto por profissionais altamente qualificados e prontos para auxiliar crianças e adolescentes em cada etapa do aprendizado, além de necessidades sociais.
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Um forte abraço, muito sucesso e até logo!